O Brasil sediará a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), em novembro de 2025, em Belém. A capital do Pará receberá chefes de Estado, líderes de governos e representantes de entidades internacionais de todo o mundo para discutir ações na área de meio ambiente. Mas quem participa da COP? Quem toma as decisões que irão impactar o futuro do planeta? Qual é o espaço para que a sociedade seja ouvida? A Radis de maio aborda os preparativos para o encontro e mostra como movimentos indígenas, quilombolas e organizações da sociedade civil intensificam articulações para garantir participação no evento.
O encontro, que surgiu após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (a Rio-92), em 1992, desembarca pela primeira vez na Amazônia, considerada estratégica para o debate sobre as mudanças climáticas. Na conferência deste ano, a saúde deve ter um papel estratégico nos debates, como destaca o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que fala sobre a importância da Fiocruz nessa discussão.
Na edição número 272, você também traz os seguintes temas: Segurança do paciente: conheça as práticas que previnem erros e eventos que podem causar sofrimento ou danos na assistência à saúde; Desinformação: Entenda como as “fábricas” de artigos científicos de má qualidade podem confundir a população e prejudicar a ciência; Um guia para acompanhar as mobilizações dos povos indígenas e muito mais.