
Atualizado em 18/01/2024: É uma doença causada pelo Zika vírus, pertencente à família Flaviviridae, do gênero Flavivirus.
Atualizado em 18/01/2024: É uma doença causada pelo Zika vírus, pertencente à família Flaviviridae, do gênero Flavivirus.
Atualizado em 18/01/2024. Não há um tratamento específico para zika. O mais importante é procurar assistência médica, manter a hidratação oral e repousar.
O Ministério da Saúde reforça às gestantes que não usem medicamentos não prescritos pelos profissionais de saúde e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.
Atualizada em 23/10/2023. Desde a epidemia de zika, em 2016, a revista Memórias do IOC, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), disponibiliza uma via rápida (Fast Track) para publicação de artigos relacionados ao vírus zika.
Atualizada em 14/12/2023: "O guia “Chikungunya: manejo clínico” foi elaborado pelo Ministério da Saúde para orientar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce e o manejo adequado da doença.
Antes de viajar, a grávida deve consultar o seu médico para aconselhamento sobre qual ação tomar. O principal é evitar picadas de mosquito para prevenir a infecção por zika, dengue ou chikungunya.
Você pode usar repelentes com registro na Anvisa, que contenham uma das seguintes substâncias:
- N,N-DIETIL-META-TOLUAMIDA ou N,N-DIETIL-3-METILBENZAMIDA (DEET)
- Hydroxyethylisobutylpiperidinecarboxylate (Icaridin ou Picaridin)