É um Programa da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz) que fomenta pesquisas coordenadas por servidoras(es) da Fundação, para potencializar a produção de conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologias sociais e soluções inovadoras.
Busca aperfeiçoar o desempenho do SUS e apoiar a melhoria das condições de vida e saúde da população, ao financiar pesquisas em grandes áreas da saúde coletiva: a) políticas, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde; b) epidemiologias qualitativa e quantitativa; c) ciências sociais e humanas em saúde; d) informação em saúde; e) trabalho, educação e saúde.
Como a ciência pode impactar a vida das pessoas?
O PMA e o impacto sobre as pesquisas
Iniciado em 2015, o PMA é uma continuidade do Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde Pública (PDTSP- 2000), que considera a saúde como resultante das condições de habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer e do direito à terra, além do acesso aos serviços de saúde, como expresso pela Reforma Sanitária.
A partir desta complexidade e da ampla dimensão de saúde defendida pelo SUS, o PMA busca fomentar pesquisas que abordam uma perspectiva múltipla, interdisciplinar, participativa, na qual a intervenção sobre o processo saúde-doença seja resultante da interação e troca de saberes entre profissionais de saúde, usuárias(os) do sistema de saúde, gestoras(es), organizações civis e pesquisadoras(es).
Neste contexto, o PMA realiza a gestão de Redes temáticas de pesquisas aplicadas ao SUS, sob a perspectiva da Translação do Conhecimento, por meio do acompanhamento técnico-científico e administrativo-financeiro.
Componente Técnico-científico
Consiste no acompanhamento e sistematização do percurso e dos resultados das pesquisas, com proposições de ajustes, com foco nas entregas principais para que elas possam ser elaboradas junto aos interlocutores da pesquisa, visando promover sua incorporação e uso pela sociedade.
Componente Administrativo-financeiro
Por meio do componente Administrativo-financeiro, o PMA concede apoio à execução orçamentária e processamento das requisições junto à Fiotec, nas rubricas previstas pelos coordenadores dos projetos selecionados em editais temáticos lançados pelo programa ou de projetos estratégicos da instituição.
Acesse nosso folder e ajude a divulgar essa ideia.
Compromissos e atribuições
Compromissos
- Envolver pesquisadores, sociedade civil, gestores, profissionais de saúde e os diversos agentes sociais a fim de que os benefícios da ciência produzida pela Fiocruz garantam a melhoria da qualidade de vida da população.
- Assegurar que os recursos públicos sejam aplicados em soluções de saúde de interesse da sociedade brasileira.
Atribuições
- Constituir Redes Temáticas de Pesquisa;
- Alinhar os projetos das redes de pesquisas com os propósitos da Fiocruz;
- Facilitar e fortalecer a articulação entre as unidades da Fiocruz com instituições externas;
- Captar financiamento interno e externo para as Redes Temáticas de Pesquisa;
- Desenvolver estratégias de articulação e integração entre as atividades e os produtos das pesquisas da Redes Temáticas;
- Articular com a gestão dos serviços e da administração pública nas esferas municipal, estadual e federal, para garantir a aplicabilidade dos resultados das pesquisas;
- Promover aportes técnicos e multidisciplinares para o desenvolvimento das pesquisas;
- Induzir ações e estratégias de divulgação dos resultados dos projetos em acesso aberto;
- Incentivar a transferência de conhecimento técnico-científico entre os participantes de cada rede temática para a comunidade científica e a sociedade civil;
- Potencializar a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, por meio de ações colaborativas de trabalho entre pesquisadores, tecnologistas, serviços de saúde e sociedade civil.
- Incentivar processos de tradução do conhecimento.
Produções
Nota Técnica: Disseminação Científica em Saúde Pública: orientações a partir do aprendizado do PMA
Vídeo: Translação do Conhecimento em Saúde Pública: Iniciativas da Fiocruz
Livro: Rede de pesquisa em Manguinhos: Sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS
Portfólio: Pesquisas da Rede PMA com ênfase na Atenção Primária à Saúde (2020-2023)
Portfólio: Resultados das Pesquisas sobre Zika (2017-2019)
Portfólio: Resultados da Rede PMA de Pesquisas Aplicadas- Acesso (2015-2020)
Projetos estratégicos:
- A Covid e seus desafios ao SUS: a vigilância epidemiológica e a organização da atenção de alta complexidade em redes.
- Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da COVID-19 no Brasil.
Parcerias
Parceria com (a) IHMT/Universidade Nova Lisboa/ Zulmira Hartz (b) CIHR/Canadian Institute of Health Research/Louise Potvin nas redes de pesquisa;
Formulação de instrumentos de gestão de pesquisa elaborados a partir de estudos dos modelos e metodologias desenvolvidas por agências internacionais tais como: Nacional Co Cordenation Public Engagement (NCCPE), Canadian Institutes of Health Research(CIHR / KT) Responsable Research & Innovation ( RRI/Tools), Knowledge translation Australia, Australian Academy of Science.
Contatos
Email: pma@fiocruz.br
Telefone: (21) 3885-1891 e 3885-1696
Equipe
Isabela Soares Santos: Coordenadora Geral (isabela.santos@fiocruz.br)
Roberta Argento Goldstein: Coordenadora Adjunta (roberta.goldstein@fiocruz.br)
Rosane Marques de Souza: Gerente de projetos (rosane.souza@fiocruz.br)
Beatriz da Costa Soares: Analista de Monitoramento (beatriz.soares@fiocruz.br)
Fernanda Coelho Bezerra: Analista de Disseminação Científica (fernanda.coelhob@fiocruz.br)
Denise Ribeiro da Costa: Analista Administrativo (denise.costa@fiocruz.br)
Jéssica Araújo dos Santos Camara: Analista Administrativo (jessica.araujo@fiocruz.br)
Localização:
Campus Fiocruz Manguinhos. Castelo Mourisco, salas 109 e 110 (1º andar) e 13 (térreo). Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos – CEP: 21.040-900.
Redes
Notícias


















