Cooperação Social

A Coordenação de Cooperação Social (CCSP) é o órgão da Presidência da Fiocruz que assume o compromisso de interagir com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e o poder público para desenvolvimento de estratégias e iniciativas em escala local, regional e nacional que contribuam no enfrentamento e redução das desigualdades e iniquidades socioambientais em saúde.  

Sua atuação se dá a partir do arcabouço teórico e conceitual da promoção da saúde, da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, do Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, em alinhamento com as resoluções dos Congressos Internos e decisões do Conselho Deliberativo, dos temas prioritários da Presidência da Fiocruz e da atual gestão do Ministério da Saúde. 

A Cooperação Social adota metodologias participativas e territorializadas com objetivo de reforçar e ampliar as capacidades das populações vulnerabilizadas de mobilização, análise, proposição e controle social de políticas públicas e de defesa do SUS. Para tanto, articula-se em redes com Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz – denominadas plataformas colaborativas – e estimula a construção de redes sociotécnicas com organizações de base sociocomunitária e movimentos sociais. 

No Rio de Janeiro, a iniciativa realizará ações nas favelas do Alemão, Cidade de Deus, Jacarezinho, Manguinhos, Maré e Rio das Pedras
Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). Na imagem de fundo azul, uma ilustração de quatro pessoas estão comemorando com livros e dizeres "PASSEI CPOP".
Cursinhos populares poderão se inscrever e enviar a documentação até 6 de maio
Terceiro episódio da série “Comunicação comunitária é saúde”: #3 Panorama da Comunicação Comunitária no Jacarezinho que apresenta os resultados de pesquisa do projeto “Geração Cidadã de Dados: cartografia dos coletivos de comunicação comunitária para promoção da saúde”.
Nova faixa receb Vinícius Moraes, Co-fundador do Instituto Decodifica (antigo LabJaca) e produtor cultural para debater o panorama da comunicação comunitária no Jacarezinho
 Curso de formação de promotores populares
O projeto “Saúde na favela pela perspectiva antirracista” objetiva a formação em Promoção da Saúde com acolhimento, escuta ativa, e enfoque antirracista voltada para moradores de cinco favelas do Rio de Janeiro
O estudo mapeou a atuação de coletivos literários em 9 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF)