A Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), instância ligada à Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz, responsável pela coordenação do Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação, o “Sistema Gestec-NIT”, que é composto pela Gestec/VPPIS e pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das unidades da Fiocruz.
A Gestec/VPPIS atua, principalmente, na orientação, proteção, negociação e transferência dos ativos intelectuais da Instituição. É responsável pela gestão e manutenção da Política de Propriedade Intelectual da Fiocruz e dos diferentes acordos de parceria e de transferência de tecnologia para o setor produtivo. Subsidia estrategicamente às tomadas de decisões e a busca de parcerias por meio da realização de prospecção científica e tecnológica, de mercado, de indústrias ou empresas.
O Sistema Gestec-NIT é um modelo de gestão tecnológica baseado na colaboração em rede para a inovação. Nele, todos os esforços estão concentrados para transformar o conhecimento gerado na Fundação em produtos, serviços, processos e métodos que possam atender às necessidades da população e do SUS.
Orientamos
Atuamos ao longo do processo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico fornecendo orientação sobre diferentes temas, como: compartilhamento seguro de dados; acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado; uso do sistema de patentes e de outras formas de proteção de resultados de pesquisas; análise da legislação de inovação; busca de parceiros; oferta de tecnologias; e a celebração de acordos e contratos afins.
Protegemos
Protegemos os resultados das pesquisas desenvolvidas na Fiocruz e/ou em parceria com terceiros, como patente de invenção ou de modelo de utilidade, registro de desenho industrial, de programa de computador e marcas. Atuamos nas etapas envolvendo o depósito e registro de direitos de propriedade intelectual no Brasil e no exterior; no acompanhamento da tramitação de pedidos de proteção, incluindo o cumprimento de exigências técnicas e formais emitidas pelas repartições oficiais nacional ou internacionais; além da gestão financeira dos investimentos com a propriedade intelectual. A Gestec também é responsável por presidir a Comissão de Patentes da Fiocruz, responsável por decidir sobre assuntos relacionados à gestão estratégica de proteção por patente de invenção, modelo de utilidade, registro de desenho industrial e segredo industrial da Fiocruz no território brasileiro e no exterior.
Negociamos e Transferimos
Negociamos com parceiros públicos e privados, nacionais e internacionais, contratos de transferência de tecnologia, como licenças, fornecimento de tecnologia, cessão de direitos de propriedade intelectual, acordos de desenvolvimento conjunto e entre outros tipos de contratos.