Cenários epidemiológicos

Cenários epidemiológicos

O eixo Cenários Epidemiológicos, tem como objetivos: 1) permitir o acompanhamento permanente da evolução da pandemia no Brasil; 2) estimar a velocidade de espalhamento da epidemia; 3)avaliar e propor medidas populacionais de contenção ou de diminuição da velocidade de propagação; 4) contribuir para a alocação de recursos dos serviços de saúde, baseada na estimativa do número de casos graves.

As diferentes metodologias e fontes de dados utilizadas podem apresentar diferentes resultados. A avaliação conjunta e a busca de consensos é, portanto, indispensável.

Sistemas de Monitoramento

Visa disseminar dados sobre a pandemia de Covid-19 em forma de fácil compreensão e que possibilite a comparação de tendências. Além de dados de casos e óbitos por coronavírus, permite cruzar as estatísticas com as medidas de isolamento e informações relativas ao trânsito, leis e decretos relacionados.

Responsáveis: LIS/ICICT/Fiocruz em cooperação com a Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDAS) e Coordenação de Geomática do IBGE. 

O sistema Infogripe apresenta dados sobre internação hospitalar por casos graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O grupo produz análises periódicas sobre a pandemia com estimativas de risco de espalhamento da Covid-19 nos estados brasileiros e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica nos municípios.

Responsáveis: Procc/Fiocruz em cooperação com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A plataforma permite que o usuário visualize os dados atuais, a evolução dos casos e óbitos por Covid-19, em forma de gráfico e mapa por estados e municípios. O modelo SIR permite prever o número de casos nos próximos dias em todos os estados no Brasil. 

Responsáveis: Rede CoVida, formada pelo Cidacs/Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

voltar para página inicial do observatório Covid-19

Transmissões do Observatório

Primeiro encontro do ciclo de debates do Observatório discute os cenários epidemiológicos da Covid-19 no Brasil, tendências e impactos na sociedade.

Situação nas favelas

Publicação da Fiocruz apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis

Publicação da Fiocruz apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis.

Conheça os principais resultados dessa edição no vídeo:

 

Confira, também, como foi a live de lançamento da segunda edição: