Testagem e diagnóstico

Testagem e diagnóstico

A ampla testagem da população é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19 e, em atendimento a essa recomendação, a Fiocruz intensificou sua capacidade de produção de testes moleculares e de processamento de diagnósticos enviados aos Laboratórios de Referência que coordena.

A produção de testes moleculares da Fiocruz para o Ministério da Saúde começou no início de março até setembro de 2020. No início de agosto a Fundação também iniciou a operação de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (faça um tour virtual pela unidade). A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia. Com potencial para processar diariamente até 15 mil testes moleculares, a nova unidade está localizada na sede da Fundação, no Rio de Janeiro, e teve sua estrutura e equipamentos financiados pela iniciativa Todos pela Saúde

Inauguração

Evento marca o início das operações da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no camppus da Fiocruz de Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ)

A unidade de apoio ao diagnóstico em detalhes

Unidade de apoio diagnóstico  da Covid-19

No link acima, conheça as instalações do novo centro de diagnóstico da Fiocruz, navegando por um tour virtual interativo. Abaixo, acesse um infográfico completo sobre a nova unidade, que apresenta detalhes de seus funcionamento. 

Infográfico apresenta detalhes das instalações do novo centro

Ensaio clínico

Ensaio clínico

Fiocruz lidera no Brasil ensaio clínico 'Solidarity' (Solidariedade) da OMS.