Direitos das mulheres

 


A Fiocruz se posiciona contra toda forma de violência contra mulheres. Entre nossos valores estão a diversidade étnica, de gênero e sociocultural, bem como a valorização dos trabalhadores, alunos e colaboradores, e o compromisso com as metas de transformação social do Estado brasileiro. Desde sua criação, em 1900, a Fiocruz dedica-se à ciência, à tecnologia, à produção e ao ensino, sempre atenta à missão de promover a saúde e a cidadania, contando com diversas mulheres cientistas em seus quadros desde os primeiros anos de atividades. 

Desde 2009, a instituição trabalha com um Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, que tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres. Hoje, elas já integram mais de 50% de nossa força de trabalho - e temos, com orgulho, a primeira presidente dessa casa centenária, a pesquisadora Nísia Trindade Lima, no cargo desde 2017. 
 

Programa Ligado em Saúde fala sobre estupro
Capa do livro 'Dicionário Feminino da Infâmia'
Publicação traz rico panorama dos conceitos recorrentes na pauta feminista e das mulheres, em sua dimensão histórica, política e social
Comitê busca promover a igualdade de gênero e raça, por meio de diversas iniciativas