Na próxima quinta-feira (29/5), a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes- Rio), promoverá uma roda de conversa para alunos do Pré-Vestibular Construção e lideranças sociais atuantes nos territórios de Manguinhos e da Maré. O evento acontecerá na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, das 18h30 às 21h30, e faz parte do projeto “Ciência, Saúde e Participação Popular: Tecendo Redes em Defesa do SUS”.
A atividade contará com a exibição do documentário “Herança Social”, uma realização da VídeoSaúde - distribuidora da Fiocruz (Videosaúde/Icict), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SMV/MS). Posteriormente, os estudantes irão escrever textos narrativos sobre saúde nas favelas e periferias urbanas durante as aulas de redação. A produção dos participantes será encaminhada para publicação no Radar Saúde Favela, informativo da Cooperação Social.
“É de suma importância que os estudantes de pré-vestibulares populares moradores de favelas e periferias urbanas, tenham contato com espaços promotores do letramento sanitário emancipatório. Na atividade, o tema se concentrará no entendimento do conceito ampliado da saúde e da importância de políticas públicas comprometidas com a vida para que o direito ao viver saudável seja efetivado”, destacou André Lima, coordenador do projeto e da área de Territórios Saudáveis da Cooperação Social.
Sobre o projeto
O projeto visa conduzir ações - em parceria com movimentos sociais - de pesquisa, educação e comunicação em saúde articulando os temas saúde, ciência e participação popular de modo a ampliar a mobilização e a consciência sanitária da população brasileira, com foco na reflexão sobre o conceito ampliado de saúde e a história, relevância e caráter estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) para o viver saudável dos brasileiros.