Estande da Fiocruz reuniu profissionais do PMA, EPSJV e CDTS. Fotos: Divulgação/Fiocruz
O programa Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) integrou o estande da Fiocruz no Brasil Game Show (BGS), uma das maiores feiras de jogos da América Latina que aconteceu de 9 a 13 de outubro, em São Paulo. Mais de 340 mil pessoas estiveram no encontro, que também se tornou um local para discussões sobre saúde pública e cidadania. O estande da Fiocruz apresentou propostas inovadoras de educação em saúde por meio de jogos interativos e atividades lúdicas que estimulam a reflexão sobre o SUS e a saúde.
Além do PMA, participaram do estande da Fiocruz a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que levou jogos de tabuleiros interativos que estimulam o pensamento crítico, e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), que promoveu o pré-lançamento da plataforma Fiocruz Jogos. O novo espaço reunirá todos os jogos desenvolvidos pela instituição e permitirá o acesso a conteúdos educativos sobre saúde, direitos e cidadania.
Ludicidade e educação em saúde
Dois jogos foram apresentados pelo projeto SuperSUS, o SuperSUS Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e o SuperSUS Vacina. O primeiro é coordenado por Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco e integrante das redes Atenção Primária em Saúde (APS) e Equidade com Diversidade (EcD) do PMA. Esses jogos utilizam narrativas interativas para discutir questões como a promoção da saúde pública e a garantia de direitos. Ambos buscam entreter e educar, estimulando o engajamento de quem joga.
Na Rede EcD, o SuperSUS tem o objetivo de formar jovens sanitaristas do futuro. Por isto, a opção por difundir informações via jogos lúdicos é uma estratégia para formar uma população mais informada e engajada na luta por um sistema de saúde mais justo e inclusivo, e para a defesa do SUS. Para Michelle Feitoza, da Fiocruz Pernambuco, o SuperSUS vai além do entretenimento. “É uma oportunidade concreta para melhorar a comunicação em saúde, especialmente entre os jovens, que costumam ser mais impactados”, disse.
Outro destaque foi o lançamento do jogo VejaSUS, criado por Luciana Alleluia da Fiocruz Ceará e membra da Rede EcD, em colaboração com jovens do bairro Cidade Jardim I, localizado na região periférica de Fortaleza.
O estande da Fiocruz possibilitou ao público conhecer os jogos e dizer quais as suas impressões. O VejaSus, por exemplo, foi destacado como uma ferramenta de promoção da saúde por sua proposta de fomentar reflexões sobre diversidade, equidade e participação no SUS. Também houve uma ótima recepção do jogo por parte de professores, estudantes, pessoas com deficiência e representantes da sociedade civil. A avaliação é que a interatividade e a inclusão são fundamentais para o sucesso do Veja SUS.
Ariely Freire, responsável pelo desenho de personagens do jogo SuperSUS ACS, participou do Palco Talks para falar sobre a representação social nos jogos. Ela observou que a diversidade é crucial para a construção de narrativas que realmente ressoem para o público.
Tanto o SuperSUS quanto o VejaSUS conquistaram o público pelo potencial educativo e divertido para promover conhecimentos sobre o SUS. As representantes do PMA no estande da Fiocruz avaliam que, nos jogos, a união entre diversão e aprendizado são fundamentais para um futuro mais consciente e participativo. Além disto, a BGS foi uma vitrine para expansão do alcance de iniciativas inovadoras.
*Edição | Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)