Destaques de abril em Cadernos de Saúde Pública

Publicado em
Compartilhar:
X

O Editorial de Kenneth Rochel de Camargo Jr. apresenta uma análise contundente sobre os riscos à ciência diante da volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. O autor denuncia cortes de verbas, nomeações inadequadas e, principalmente, a censura imposta a temas como diversidade, equidade, inclusão e identidade de gênero.

O novo Espaço Temático Saúde Sexual e Juventude também está disponível na íntegra no site da revista. Os textos contribuem para ampliar o debate sobre a juventude como sujeito de direitos e fortalecem o campo da saúde coletiva com dados, experiências e propostas de transformação.

Outro destaque do fascículo é o artigo Oportunidades perdidas: contatos de adolescentes vítimas de homicídio com instituições do Estado, que analisa os históricos de vida de jovens assassinados. O estudo revela que a maioria das vítimas era composta por adolescentes negros, com baixa escolaridade, histórico de evasão escolar e vivendo em condições de extrema vulnerabilidade.

Fechando a edição, a Comunicação Breve analisa a relação entre as emendas parlamentares destinadas ao SUS e as eleições municipais de 2024. Foram estudados 2.818 municípios, e os resultados indicam que prefeitos que captaram mais recursos por meio dessas emendas tiveram maior chance de reeleição, especialmente em cidades com até 20 mil habitantes.

O fascículo de abril de Cadernos de Saúde Pública pode ser acessado na íntegra aqui.