Abertura da 33ª RAIC reúne 300 bolsistas em Manguinhos

Por
Isabelle Resende (VPPCB/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), por meio da Coordenação de Fomento à Pesquisa, realizou, no dia 15 de maio, no auditório de Biomanguinhos, a 33ª Reunião Anual de Iniciação Científica - a RAIC. O encontro reuniu pouco mais de 300 bolsistas dos programas de iniciação científica (Pibic) e de iniciação em desenvolvimento tecnológico (Pibiti), além de orientadores e ex-alunos. O evento, que faz parte do calendário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, o CNPq, foi transmitido para outras unidades via canal da Fiocruz, no Youtube.   

Vice-presidente da VPPCB, Alda Maria Cruz
Pra mim esse é um dos eventos mais importantes da VPPCB. É quando nós estamos com aquelas sementes que estão sendo gestadas. Estão nascendo os nossos pesquisadores do futuro, tecnologistas, enfim, os nossos cientistas. E é muito bom estar com esse grupo, ver esses meninos e meninas com muito brilho nos olhos, com muita vontade de aprender, com sede e a curiosidade. Nós estamos aqui com o futuro da nossa ciência” destacou a vice-presidente da VPPCB Alda Maria da Cruz, que também ressaltou a importância do compromisso dos futuros pesquisadores com a defesa e a garantia da soberania da ciência brasileira diante de qualquer cenário.

 

Priscila Moura aluna de pós-doutorado do programa Inova    

Este ano, na RAIC serão avaliados 859 trabalhos pelas comissões especiais. Os que mais se destacarem serão indicados ao prêmio destaque de iniciação científica do CNPq. Os alunos de iniciação científica e tecnológica serão avaliados em sessões orais ou postêres, de acordo com a determinação de cada Unidade Fiocruz. 

A presença mais participativa dos bolsistas a cada RAIC vem chamando à atenção da assessora e coordenadora de Fomento à Pesquisa da VPPCB Fátima Baptista.  

“Tenho notado que a cada RAIC, os estudantes estão mais soltos para falar. Já não têm aquela timidez que os estudantes de outras RAICs tinham para fazer perguntas e mostrar a sua participação. Isso mostra que cada vez mais eles estão se integrando dentro do programa de iniciação científica”.   

Fátima ainda falou sobre a importância do encontro para a formação dos futuros cientistas.   

“Faz com que esse bolsista conheça os outros colegas e tenha conhecimento dos trabalhos que estão sendo realizados pela Fiocruz”.     

A 33ª RAIC contou com a participação especial da ex-aluna de iniciação científica e hoje doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fiocruz Rachel Ferreira. Egressa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), a cientista conversou com os bolsistas sobre sua atuação na área de pesquisa em Química Ambiental e levantou algumas questões sobre a necessidade da implementação de soluções imediatas no contexto das mudanças climáticas. Os alunos demonstram preocupação diante dos dados apresentados pela pesquisadora, especialmente sobre os efeitos nocivos do aquecimento global que já vêm impactando a saúde humana e o meio ambiente.  

Doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fiocruz Rachel Ferreira.

“Atualmente todo mundo está se perguntando de que forma a ciência pode colaborar e reverter as questões climáticas. Eu acho que foi essa a ideia que perpassou aqui nas perguntas. E o futuro, como vai ser? Não há uma resposta simples. Mas a esperança é o desenvolvimento do conhecimento como uma arma poderosa para ajudar a alavancar a nossa sociedade. Não acredito no apocalipse. Acho que podemos reverter isso através de boas políticas, do desenvolvimento da ciência, da universalização do conhecimento. Estamos trabalhando para isso”, declarou a doutora Rachel Ferreira, que é especialista em toxicologia ambiental. 

A abertura da Reunião contou com a presença também dos bolsistas que integram os ICs sociais, iniciativas que incluem estudantes de Manguinhos, da Maré e Fiocruz Mata Atlântica, garantindo assim o fortalecimento do programa de forma integrada. 


 
Assista a abertura da 33ª RAIC:



Fotos: Plínio Sousa e Vitor Rangel