Voltaremos a ser um país com fome? Daniel Carvalho de Souza, Chico Menezes e Maria Emília Pacheco

Publicado em
Compartilhar:
X

A aula inaugural do ano letivo de 2018 na ENSP, realizada no dia 12 de março, teve por tema a pergunta: Voltaremos a ser um país com fome?

Especialistas em segurança alimentar alertam que existe uma possibilidade do Brasil voltar ao Mapa da Fome da ONU, do qual saiu em 2014. Entre os motivos estariam a crise econômica, os cortes em programas sociais e a fragilização nas leis ambientais (processo que vem se acelerando com a destituição da presidenta Dilma Roussef) e o fato de que em sucessivos governos, nunca foi levada a cabo uma grande mudança em um modelo econômico que prioriza o agronegócio e não a produção de alimentos para consumo da população.

Na mesa de abertura, estiveram presentes Bárbara Coelho, doutoranda da ENSP e representante da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz; Lúcia Dupret, vice-diretora de ensino da ENSP; Hermano Castro, diretor da Escola e Nísia Trindade, presidente da Fiocruz.

Os debatedores convidados foram Chico Menezes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Daniel Carvalho de Souza, filho de Betinho que dá continuidade a seu trabalho na Ação da Cidadania e Maria Emília Pacheco, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Também participaram do evento os produtores da Feira Agroecológica Josué de Castro, que é realizada quinzenalmente na ENSP e neste dia estará em atividade, em nosso pátio, em caráter especial.

Canal do vídeo
Ensp Fiocruz