A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca contará com um novo complexo laboratorial cuja estrutura organizacional abrigará 23 laboratórios, vinculados a cinco departamentos, sendo eles: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF); Departamento de Ciências Biológicas (DCB); Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp); Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA); e Departamento de Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs).
O Polo de Laboratórios teve sua pedra fundamental lançada no dia 10 de abril de 2013 e será construído no local em que atualmente se situa o estacionamento do prédio Joaquim Cardoso de Mello. O prédio abrigará também escritórios para os respectivos pesquisadores vinculados e áreas de apoio técnico, além de salas de aula laboratório, que visam proporcionar atividades práticas aos alunos.
Os laboratórios serão organizados em áreas específicas do conhecimento. Alguns deles atuarão como áreas compartilhadas, uma espécie de laboratórios multiusuários, com intuito de promover maior integração entre os diversos grupos de pesquisa da ENSP. Com isso, haverá redução de insumos, manutenção e pessoal especializado para operá-los.
Para falar sobre o processo de construção do novo Polo de Laboratórios, a previsão para o início e término das obras, a importância deste complexo para ENSP e de que maneira as pesquisas desenvolvidas nele proporcionarão benefícios à saúde da população brasileira, a ENSP TV entrevistou o coordenador de laboratórios, Carlos Eduardo Grault, que comentou o processo. Confira!
Produção: Núcleo Audiovisual - Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP)
Data: 25/7/2014
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca