O Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (FMA/Fiocruz), ligado diretamente à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAS), foi implantado em 2003, na área da Colônia Juliano Moreira (CJM), em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, a Fiocruz desenvolvia nesta região, desde o fim dos anos 1990, pesquisas voltadas para a produção de fitoterápicos por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).
A Fiocruz Mata Atlântica está situada na R. Sampaio Corrêa, s/n, no bairro da Taquara, Rio de Janeiro, numa área de aproximadamente 500 hectares (equivalente a 5 milhões de metros quadrados) e localiza-se no Maciço da Pedra Branca, parcialmente sobreposto ao parque estadual do mesmo nome. Por ser um campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica, o PDCFMA/Fiocruz realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável.
Ao articular e integrar saúde urbana e ambiental, a equipe multidisciplinar a Fiocruz Mata Atlântica coloca em prática o direito à saúde e à cidade em diálogo com a sociedade e com os movimentos sociais locais.
A Fiocruz Mata Atlântica contribui com a missão da Fundação Oswaldo Cruz ao integrar saberes e práticas, aproximar ensino, pesquisa, serviço e gestão pública no fortalecimento da promoção da saúde e do SUS.
Para conhecer melhor a região que orientou o PDCFMA/Fiocruz, leia Geografia social.