Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta semana vão debater o tema das migrações, refúgio e saúde global. Especialistas internacionais e nacionais se reúnem nesta quarta-feira (7/5), às 10h, no webinário que tem transmissão em português, inglês e espanhol. Serão abordados temas específicos como políticas públicas e perspectivas locais e regionais.
Entre os painelistas está o pesquisador do Centro de Pesquisa de Sistemas de Saúde do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, Cesar Infante Xibillé. Ele vai trazer uma perspectiva inclusiva e de direitos humanos relacionada a políticas públicas sobre migração e saúde. O tema da migração em perspectiva global, regional e local será abordado por duas estudiosas: a coordenadora de saúde da região Norte da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Brasil, Mariana Camargo; e a especialista em saúde regional nas Américas da OIM, Alexandra Marcado.
Voltando-se para o tema das migrações na América Latina e Caribe, participará do webinário o pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Chile, Alex Alárcón. O representante da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) William Torres Laureano da Rosa falará sobre deslocamento forçado no Brasil e no mundo. Já o diretor da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Rodrigo Stabeli, abordará a experiência brasileira no acolhimento em saúde de migrantes deportados.
A introdução e mediação serão feitas pelo coordenador do Grupo de Trabalho Migrações, Refúgio e Saúde Global do do Cris/ Fiocruz, Rafael França. O doutor em Saúde Global e sustentabilidade pela Universidade de São Paulo Jameson da Silva o acompanhará como debatedor.
Confira o webinário Migrações, refúgio e saúde global em português, inglês e espanhol:
Em português
Em inglês
Em espanhol