No próximo sábado, dia 17 de maio, será realizada a primeira oficina do projeto integrado “Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins”. A atividade acontece das 9h às 12h, na Associação de Moradores do Santa Terezinha, rua Engenheiro Eufrásio Borges, 21- Lins de Vasconcelos, e tem como objetivo discutir a construção participativa de tecnologias sociais, de políticas públicas voltadas ao acesso à água, saneamento e a defesa da água como direito humano.
Voltado aos moradores e representações locais do Complexo do Lins, o ciclo formativo é gratuito e aberto a população. Ao todo, serão realizadas quatro oficinas. A primeira será dedicada à apresentação da proposta do projeto, dos resultados da pesquisa realizada, e à análise da viabilidade técnica das sugestões feitas pelos moradores e moradoras para a implementação das tecnologias sociais.
Na segunda oficina, o projeto realizará a apresentação dos resultados parciais da pesquisa sobre saneamento, meio ambiente e saúde do território. A terceira oficina é focada no processo de construção das tecnologias sociais, apresentando os sistemas e passo a passo para conhecimento, compreensão e possibilidade de replicabilidade da população local.
A quarta e última oficina será realizada após a finalização da construção das tecnologias sociais, onde a população local terá a oportunidade de ver o funcionamento e o resultado da pesquisa. No final do ciclo formativo, será realizado o seminário final de apresentação dos resultados do projeto.
Sobre o projeto
A realização do projeto “Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins” é fruto de uma parceria da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP) e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/Ensp/Fiocruz) com o Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha. Apoiam o projeto o Centro de Inteligência Comunitária - A Voz do Lins de Vasconcelos e a Associação de Moradores do Santa Teresinha.