Uma comitiva do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) esteve em Paris, em 18 de abril, para uma visita estratégica ao Institut Imagine, referência internacional em pesquisa e tratamento de doenças genéticas. A missão teve como objetivo aprofundar o intercâmbio de experiências em áreas como terapia gênica, capacitação profissional e estruturação de redes colaborativas focadas em doenças raras.
A delegação brasileira foi composta pelo pesquisador e coordenador de Educação do IFF/Fiocruz, Zilton Vasconcelos, a diretora substituta e coordenadora de Atenção à Saúde do IFF/Fiocruz, Lívia Menezes, a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento Institucional do IFF/Fiocruz, Stella Carletti, e o pesquisador titular e representante da Presidência da Fiocruz para Cooperação com a França, Wilson Savino. Eles foram recebidos pelos pesquisadores do Institut Imagine, Olivier Hermine e Marina Cavazanna.
A visita representa um passo importante na estratégia internacional da Fiocruz voltada para terapias avançadas. “A estratégia de discussões no campo de terapias avançadas junto ao Imagine faz parte de uma estratégia global da Fiocruz, que por sua vez está dentro das prioridades do Estado na área da saúde. O fato de a gente poder fazer isso coloca a Fiocruz em uma situação de vanguarda, já que está interagindo com um grande centro de terapia avançada, que é o Imagine, voltado para doenças raras e de origem genética”, afirmou Wilson Savino.
A missão é mais um passo da Fiocruz no esforço de internacionalização da ciência brasileira e na construção de parcerias estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com base na inovação e na colaboração científica. “A visita ao Institut Imagine é um marco estratégico para o projeto da Rede Nacional de Genômica dos Erros Inatos da Imunidade (RENOMIEII), pois acelera a integração de terapias gênicas no nosso país. Com a ampliação dos diagnósticos desses pacientes no SUS, os futuros tratamentos inovadores para doenças raras no Brasil serão o próximo passo. Essa parceria Franco-Brasileira reforça nosso compromisso com a equidade, transformando ciência de ponta em saúde pública acessível, especialmente para a área das crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto e pela Fiocruz”, analisou Zilton Vasconcelos.
Para Stella Carletti: “Esta visita foi um marco para área da Gestão, que pôde participar de modo compartilhado com representantes da Atenção e Pesquisa na prospecção do "IFF do futuro". A oportunidade de conhecer a infraestrutura, parque tecnológico e logística do Institut Imagine / Hospital Necker contribui para planejarmos novas instalações e serviços”.
O Institut Imagine está no campus do Hospital Necker-Enfants Malades, o mais antigo hospital infantil do mundo ocidental. Criado em 1920 pela fusão do Hospital Necker (fundado em 1778) com o Hospital des Enfants Malades (fundado em 1801). “Conhecer as instalações deste hospital e do Institut Imagine foi uma experiência enriquecedora, sobretudo porque vivemos um momento importante do IFF/Fiocruz em que estamos discutindo a possibilidade de uma nova sede, de ampliação do nosso perfil assistencial e da nossa capacidade em realizar pesquisas e ensaios clínicos no campo das doenças raras”, ressaltou Lívia Menezes.
