Fiocruz e CDC África firmam parceria para fortalecer sistemas de saúde

Por Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)
Publicado em
Compartilhar:
X

A Fiocruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África (Africa CDC) vão assinar, nesta terça-feira (20/5), um Memorando de Entendimento (MdE) que estabelece uma nova parceria para promover a inovação, produção e pesquisa em saúde, além de cooperação na preparação para emergências sanitárias nos países da União Africana.

O MdE será assinado pelo diretor-geral do CDC África, Jean Kaseya, e pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, às margens da 78ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra (na Suíça), durante cerimônia comemorativa dos 125 anos da Fiocruz.

O acordo define esforços conjuntos para fortalecer os Institutos Nacionais de Saúde Pública (INSPs), para expandir a pesquisa translacional e a vigilância de doenças por meio da abordagem de Uma só saúde, para impulsionar a produção local de produtos essenciais para a saúde e para reforçar a pesquisa e a gestão do conhecimento. O MdE também apoia o desenvolvimento de legislação em saúde pública e a preparação legal, alinhados à Nova Ordem de Saúde Pública do CDC África e ao seu Plano Estratégico 2023–2027.

Vinculada ao Ministério da Saúde (MS), a Fiocruz é a maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina, produzindo também vacinas e medicamentos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Para essa cooperação, a instituição traz sua expertise em pesquisa, capacitação de profissionais e produção de tecnologias em saúde.  

A parceria com o CDC África aprofundará o intercâmbio de conhecimentos sobre financiamento em saúde, desenvolvimento social e fortalecimento de sistemas de saúde pública resilientes nos Estados-Membros da União Africana.

Um Plano de Ação Conjunto guiará a implementação da cooperação, incluindo grupos de trabalho técnicos para coordenar atividades, acompanhar o progresso e compartilhar resultados. Embora o MdE não envolva compromissos financeiros imediatos, ambas as partes mobilizarão recursos e colaborarão com parceiros técnicos para levar adiante sua agenda.

Devido à ampla experiência da Fiocruz, a parceria fortalece o esforço do CDC África pela soberania em saúde, incluindo a fabricação local de vacinas. Atualmente, a África produz apenas cerca de 1% das vacinas que consome.  

“Essa parceria representa o compromisso do CDC África com colaborações orientadas para a ação e baseadas no respeito, que geram resultados reais para a segurança sanitária da África”, disse o diretor-geral do CDC África, Jean Kaseya. “A parceria com a Fiocruz inaugura uma nova dimensão da cooperação Sul-Sul – construída sobre prioridades mútuas e expertise compartilhada”.

“O acordo assinado com o CDC África reflete a vocação da Fiocruz para estabelecer cooperações estruturantes, que são centrais para o nosso processo de internacionalização. Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar juntos para fortalecer os sistemas de saúde, promovendo a soberania dos países do Sul Global para que estejam mais preparados para enfrentar emergências em saúde”, afirmou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

CDC África

O CDC África é uma agência de saúde especializada da União Africana, com a missão de fortalecer as instituições de saúde pública, coordenar respostas a emergências e garantir a soberania sanitária em todo o continente.

Fiocruz

Fundada em 25 de maio de 1900, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição vinculada ao MS. Sua missão é promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e disseminar conhecimento científico e tecnologias, e atuar como agente de cidadania. A instituição produz conhecimento e oferece produtos e serviços ao SUS.