Os impactos das tecnologias digitais no campo da saúde mental em tempos de hiperconectividade e sobrecarga de informações em circulação na internet, e, por outro lado, as oportunidades que se abrem para os cuidados nessa área, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), serão o foco do debate do quinto webinário da série Transformação Digital na Saúde Pública, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz). Com o tema Tecnologias Digitais e Saúde Mental: desafios e oportunidades para o cuidado, o evento será realizado no dia 15 de abril, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal da VídeoSaúde. O público poderá participar com comentários e perguntas enviadas pelo chat.
O webinário buscará trazer para a discussão os agravos que o uso excessivo das redes sociais tem provocado nas pessoas e na sociedade como um todo, tais como aumento do estresse, ansiedade, depressão e baixa autoestima, especialmente entre os jovens, constantemente expostos a padrões irreais de desempenho, sucesso e felicidade.
Outro aspecto do uso das tecnologias digitais que fará parte do debate é como a disseminação da informação nas redes pode reforçar comportamentos nocivos, aumentando a vulnerabilidade de indivíduos muitas vezes já expostos a sofrimento psíquico. “Diante desses desafios, torna-se essencial refletir sobre a complexidade desse tema tão contemporâneo, no que diz respeito à saúde púbica”, explica o médico sanitarista Paulo Amarante, pesquisador sênior do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), que fará a mediação do evento.
O evento abordará, também, a utilização das tecnologias digitais na construção de um estilo de vida mais equilibrado e no fortalecimento da saúde emocional, oferecendo oportunidades para a promoção do bem-estar psicológico. Nesse sentido, abordará o uso de aplicativos e plataformas digitais na ampliação do acesso ao cuidado com a saúde mental, por exemplo, em terapias online, meditação guiada e monitoramento do humor.
O evento terá como convidados a psicanalista Luciana Jaramillo, membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro, especializada no atendimento clínico de crianças, adolescentes e famílias, que falará sobre a epidemia de diagnósticos psiquiátricos nas redes sociais; o médico Marcelo Veras, psicanalista e doutor em Psicologia, coordenador do PsiU - Lugar de escuta, Programa de Saúde Mental e Bem-estar da Universidade Federal da Bahia, abordando o impacto das redes sociais no comportamento de adolescentes; e a psicóloga clínica e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP Nara Helena Lopes Pereira da Silva, que terá como foco o uso de tecnologias digitais no cuidado da saúde mental.
Na abertura do evento, estarão o secretário executivo do CEE/Fiocruz, Marco Nascimento, ao lado do médico sanitarista Paulo Amarante, pesquisador sênior do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp) e CEE/Fiocruz, que fará a mediação
Série de Webinários Transformação Digital na Saúde Pública
5º evento: Tecnologias Digitais e Saúde Mental: desafios e oportunidades para o cuidado
Data: 15/4;
Horário: 10h;
Transmissão: canal da VídeoSaúde Distribuidora;
Informações: cee@fiocruz.br e 21 3882-9134.