No dia 22 de abril de 2025, a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), vinculada ao Ministério da Saúde, realizou a Cerimônia de Entrega das Declarações de Reconhecimento de Núcleos de Evidências Científicas (NEVs). Durante o evento, o Núcleo de Evidências do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NEv NIPPIS) foi oficialmente reconhecido e passou a integrar a rede nacional de produção e uso de evidências científicas para o fortalecimento de políticas públicas em saúde.

A EVIPNet (Evidence-Informed Policy Network) é uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa promover o uso sistemático e transparente de evidências científicas na formulação de políticas públicas. No Brasil, a EVIPNet é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics/MS), por meio da Coordenação-Geral de Evidências em Saúde (CGEvi).
O reconhecimento do NEv NIPPIS como parte da EVIPNet representa um importante passo para a consolidação de uma cultura de produção e uso de evidências científicas na saúde coletiva e pública, com impacto direto na democratização da informação e no apoio à tomada de decisão por gestores, profissionais e formuladores de políticas públicas. Além disso, o NEv NIPPIS é o primeiro Núcleo de Evidências da Fiocruz no estado do Rio de Janeiro e um dos primeiros do estado, reforçando seu pioneirismo e a relevância da atuação no fortalecimento da cultura de políticas informadas por evidências.
Criado em 2015 por meio de uma colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), o NIPPIS atua como um núcleo de pesquisa, formação e produção de conhecimento voltado à inclusão social, aos direitos humanos e às políticas públicas. A iniciativa de criar um NEv no NIPPIS partiu da pesquisadora Cristina Rabelais, em 2021, e passou a contar com a participação das pesquisadoras Silvia Pereira, Dolores Abreu, Daniele Novaes, Maria Fernanda Bittencourt, Mariana Gabriel e Maritsa Bortoli, do Instituto de Saúde de São Paulo, atuando como mentora do núcleo.

Entre as atividades já realizadas pelo NEv NIPPIS, destacam-se os estudos:
• Efetividade da atenção domiciliar para usuários com necessidade de reabilitação intensiva: uma Revisão Sistemática, financiado pelo CNPq, Decit, SCTIE/MS;
• Pessoa com deficiência, direitos sociais, políticas públicas e indicadores sociais: uma revisão de escopo, no âmbito do projeto SISDEF (Sistema de Informações sobre Deficiência), com financiamento da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Desde 2023, o NEv NIPPIS integra a Coalizão Brasileira pelas Evidências, uma rede que reúne mais de 40 instituições dedicadas à promoção de intervenções sociais informadas por evidências. A coalizão busca consolidar uma comunidade ativa de compartilhamento de saberes, práticas e oportunidades entre organizações que atuam com base em evidências científicas em diversas áreas.
Recentemente, o NEv NIPPIS também passou a fazer parte da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH), uma iniciativa de articulação, produção e disseminação de informações estratégicas e evidências destinadas a subsidiar a tomada de decisão em direitos humanos e cidadania. A ReneDH é uma ação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que fortalece a agenda nacional de políticas públicas informadas por evidências.
Esse triplo reconhecimento — pela EVIPNet Brasil, Coalizão Brasileira pelas Evidências e ReneDH — reforça o compromisso do NEv NIPPIS em contribuir para a ampliação das evidências como ferramentas essenciais para políticas públicas.