Em sua 5ª edição, a Mostra Estadual de Práticas de Saúde promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems RJ) e pela IdeiaSUS Fiocruz recebeu 181 inscrições, das quais 24 experiências serão selecionadas por uma comissão julgadora e apresentadas em evento presencial, no dia 29 de abril, no campus sede da Fiocruz, em Manguinhos (RJ). Além da apresentação das práticas, que contará com transmissão ao vivo pela VideoSaúde Fiocruz no YouTube, os 18 primeiros trabalhos classificados estarão automaticamente selecionados para a 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG), durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A novidade da 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Rio de Janeiro fica por conta do Prêmio Suely Osório, que homenageia a apoiadora do Cosems RJ, falecida em 2024, por sua trajetória profissional dedicada à defesa do SUS. A premiação, que será concedida aos três primeiros colocados da mostra, consiste no acompanhamento das práticas pela equipe da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS Fiocruz, pelo período de 12 meses, na produção de um vídeo e na publicação de um livro contando a trajetória dessas iniciativas. Além disso, a primeira colocação terá financiamento de hospedagem e transporte aéreo de um responsável para a participação no Congresso do Conasems.
Ao todo, 45 cidades fluminenses participam desta edição da mostra do RJ, entre elas a capital Rio de Janeiro, Nilópolis, Belford Roxo, Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Maricá, Quissamã, Carmo, Petrópolis, Angra dos Reis, Cachoeiras de Macacu, Mendes, Piraí, Arraial do Cabo, Rio Bonito, Magé, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Paty do Alferes, Saquarema e Armação dos Búzios. A esta participação somam-se Itatiaia, São José do Vale do Rio Preto, Rio das Ostras, Araruama, Teresópolis, Itaperuna, Barra do Piraí, Iguaba Grande, Vassouras, Itaboraí, Santa Maria Madalena, Casimiro de Abreu, Resende, Paraíba do Sul, Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Areal, São João da Barra, Tanguá, Rio Claro, São Sebastião do Alto, Macuco e Três Rios. Além das cidades, os Consórcios Intermunicipais de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), da Baixada Fluminense (Cisbaf) e da Baixada Litorânea (Cisbali), a Comissão Intergestores Regional da Baixada Litorânea (CIR BL) e a Região do Médio Paraíba.