Mario Moreira recebe distinção honorária de Comandante da Ordem da Coroa da Bélgica

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira foi condecorado Comandante da Ordem da Coroa
Por
Lidiane Nobrega (Agência Fiocruz de Notícias)
Publicado em
Compartilhar:
X

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira foi condecorado Comandante da Ordem da Coroa, uma das mais altas honras conferidas pelo rei da Bélgica, nesta quinta-feira (3/4). Instituído no final do século 19, o título é concedido aos cidadãos que prestam relevantes serviços ao Estado belga, especialmente àqueles que promovem a vida e os direitos das pessoas.

Além de homenagear o trabalho da Fiocruz, o título reconhece, a título pessoal, os esforços realizados de forma a fortalecer a colaboração entre o Brasil e a Bélgica, com o objetivo de oferecer acesso universal a cuidados de saúde de qualidade para todos. Com a presença do Embaixador Peter Claes, a cerimônia aconteceu na Residência da Cônsul-Geral da Bélgica, Caroline Mouchart, no Rio de Janeiro. As autoridades destacaram a contribuição da Fiocruz e seu presidente em razão da Missão Econômica e Principesca, Sua Alteza Real a Princesa Astrid.

A Missão Econômica Belga ao Brasil aconteceu em novembro de 2024 e foi considerada um marco importante no aumento da colaboração entre as empresas e universidades belgas com a Fundação. Na ocasião, foi assinado um Memorando de Entendimento (MdE) histórico entre a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), e as empresas belgas Quantoom Biosciences S.A. e Univercells S.A. A cerimônia de assinatura foi conduzida por Sua Alteza Real a Princesa Astrid da Bélgica e acompanhada por distintos membros da Delegação Econômica Belga.