Cooperação Social da Fiocruz promove curso para incentivar o potencial criativo das favelas e fortalecer protagonismo local

Por
Cooperação Social da Presidência
Publicado em
Compartilhar:
X

Amanhã (01) serão abertas as inscrições para o curso Impulso de Gerações, uma iniciativa realizada pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz que  vai  promover oficinas criativas e de mobilização social para moradores de cinco comunidades do Rio de Janeiro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de maio, de forma online ou presencial, com limite de 150 inscritos por território.


A proposta do curso é unir diferentes gerações para transformar memórias e vivências locais em ações culturais, empreendedoras e criativas dentro das próprias comunidades. Serão oferecidas 250 vagas, com direito a bolsa mensal de R$800, exclusivas para moradores da Cidade de Deus, Complexo da Maré, Manguinhos/Mandela, Rio das Pedras e Rocinha. As atividades são presenciais, com encontros duas vezes por semana, e começam no dia 1º de julho.

Os candidatos devem ter entre 18 e 65 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico de informática e disponibilidade para participar presencialmente. O processo seletivo inclui análise de perfil, entrevistas e convocação final em 2 de junho. A bolsa de R$800 será paga mensalmente, de acordo com a presença nas atividades. Os candidatos podem se inscrever nesse link.

A atividade é parte do programa Favelas e Periferias por Direito à Vida, fomentado por emenda parlamentar e coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Na instituição, a iniciativa conta com apoio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e do Museu da Vida Fiocruz da Casa de Oswaldo Cruz (COC).