Comitê de Governança Estratégica Do TED 60/2023 Se Reúne Pela Segunda Vez

Por
Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

No dia 3 de abril, em Brasília, foi realizada a reunião do Comitê de Governança Estratégica (CGE) do Projeto: “Desenvolvimento de ações para o aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)” - TED 60/2023, da cooperação técnica entre a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS).

O secretário da Sesai, Weibe Tapeba, iniciou a reunião ressaltando a confiança no trabalho realizado pela Fiocruz e na atuação do Comitê que tem por objetivo assessorar a gestão das atividades dispostas no Plano de Trabalho do TED 60/2023, além de monitorar o desenvolvimento do cronograma, orçamento e indicadores de desempenho e realizar o diálogo com instituições, lideranças e movimentos sociais indígenas.

O coordenador de Saúde e Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto, falou do compromisso da Fiocruz no fortalecimento do SasiSUS e na garantia do acesso universal ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A Fiocruz tem sido chamada a atuar na institucionalidade da saúde indígena de forma integral. Além da parceria com a Sesai, estamos também colaborando com o Ministério dos Povos Indígenas – MPI e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai. Isso reflete a confiança depositada em nossa instituição e nosso compromisso com a promoção da saúde e bem-estar das comunidades indígenas”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidos projetos estratégicos focados na redução da mortalidade infantil e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades indígenas. Essas duas questões são prioridades destacadas pela Sesai, mas também foram apresentados outros projetos com abordagens diferentes.

As ações do Abril Indígena também foi um dos temas de destaque na reunião, pois na próxima semana, de 7 a 11 de abril, será realizado o Acampamento Terra Livre, a maior mobilização indígena que acontece anualmente na capital o país.

Neste contexto, a VPAAPS abriu chamada para propostas de atividades de divulgação científica, comunicação e mobilização social no contexto do Abril Indígena para pesquisadores e profissionais da Fiocruz. Será selecionada uma atividade por unidade da Fiocruz, a ser realizada entre 28 de abril e 2 de maio de 2025. As propostas podem ser enviadas de 2 a 8 de abril (até 23h59) por meio de formulário. O resultado será divulgado no dia 11 de abril na página da VPAAPS no Portal Fiocruz. As iniciativas contempladas receberão apoio de até R$ 50.000,00, conforme a necessidade da proposta.

Outro anúncio apresentado foi a realização do Fórum Estratégico de Saúde Indígena, no dia 7 de agosto. Organizado pela VPAAPS, o evento em Brasília deverá reunir o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente da Fiocruz, Mario Moreira; o secretário Weibe Tapeba; a ministra do MPI, Sonia Guajajara; a presidente da Funai, Joenia Wapichana; o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; além de representantes do Ministério Público e parlamentares.

O próximo encontro do  Comitê será no dia 5 de junho, no Rio de Janeiro.