O compromisso com a internacionalização de ações estruturantes que promovam o acesso a tecnologias foi ratificado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Fiocruz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A parceria foi celebrada no contexto do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) e Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) baseados na Europa, que aconteceu em Lisboa na última quarta-feira (23/4). A agenda é um dos compromissos da Fiocruz durante missão oficial em Portugal. No mesmo dia, um memorando de entendimento foi firmado junto ao Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL, na sigla em inglês).
O documento foi firmado no escritório da Apex, onde futuramente estarão instaladas a Fiocruz e a Embratur, além de outras empresas (foto: Divulgação)
O objetivo central do ACT é promover o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no contexto da Política da Nova Indústria Brasil. Para isso, uma das chaves é a integração de estratégias de internacionalização e de cooperação científica do setor, incluindo a atração de investimentos estrangeiros. Adicionalmente, o acordo solidifica a presença da Fiocruz no escritório liderado pela Apex em Portugal.
O documento foi firmado no escritório da Apex, onde futuramente estarão instaladas a Fiocruz e a Embratur, além de outras empresas. “Esta cooperação não é importante somente no campo da saúde e desenvolvimento humano – ela tem uma importância econômica fantástica. O setor farmacêutico brasileiro está forte, crescendo e pode se posicionar internacionalmente. Creio que tenhamos aqui um impulso importante para este movimento mais amplo”, declarou o presidente da Fiocruz Mario Moreira durante o encontro.
O plano de trabalho possui vigência de dois anos e prevê apoiar a cooperação junto a empresas brasileiras do setor de saúde e fortalecer parcerias estruturantes com países membros da União Africana. O foco é a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a formação para consolidação da capacidade produtiva local para disponibilização de insumos estratégicos de saúde.
O ACT é fruto de diversas reuniões estratégicas ocorridas entre as presidências da Fiocruz e da Apex. A Fiocruz tem participado nas missões empresariais promovidas pela Apex e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), orientadas pela atual política externa do governo federal, no sentido de ampliar parcerias e consolidar a presença do Brasil na Europa.
Como compromisso anterior à assinatura do ACT, a comitiva da Fiocruz em missão a Portugal acompanhou a abertura do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) e Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) baseados na Europa. Na ocasião, o presidente da Apex reforçou a importância da Fiocruz em apoiar a Agência em sua missão de internacionalizar as empresas brasileiras. O evento discutiu a relevância do acordo firmado entre União Europeia e Mercosul para o Brasil e seus impactos para as exportações brasileiras, incluindo o setor de Saúde. Diante da confiança expressa pelos diplomatas na aprovação final do acordo, há potencial para a troca de tecnologias e inovações entre o Brasil e os países da União Europeia, permitindo um acesso mais amplo a novos medicamentos, vacinas e equipamentos médicos. Além disso, essa cooperação poderá impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento conjunto em áreas como produção de biofarmacêuticos e saúde pública.
Os participantes enfatizaram que a sinergia entre os setores público e privado é fundamental para maximizar os benefícios do acordo, integrando empresas brasileiras ao mercado europeu e fortalecendo a capacidade do Brasil em enfrentar desafios globais de saúde. Essa cooperação poderá contribuir não apenas para um comércio mais dinâmico, mas também para a construção de um sistema de saúde mais robusto e inovador, capaz de atender às crescentes demandas da população. Assim, o acordo é uma oportunidade estratégica para não apenas impulsionar a economia, mas também para promover avanços significativos na saúde pública e na qualidade de vida dos brasileiros, sobretudo em um momento de mudanças geopolíticas constantes.
O encontro foi organizado pela Diretoria do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério de Relações Exteriores (MRE), por meio do embaixador Alex Giacomelli, e pela Apex Brasil, no âmbito da Diretoria de Negócios, liderado pela diretora Ana Repezza. Além do presidente da Fiocruz, estavam presentes autoridades como o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar Aguiar; o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Senador Nelsinho Trad; e o Presidente da Apex Brasil, Jorge Vianna. O momento inicial da atividade também recebeu o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe.