Acordo entre Fiocruz e ApexBrasil fortalecerá Ceis no contexto da Nova Indústria Brasil

Por
Lidiane Nóbrega (Agência Fiocruz de Notícias)
Publicado em
Compartilhar:
X

O compromisso com a internacionalização de ações estruturantes que promovam o acesso a tecnologias foi ratificado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Fiocruz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A parceria foi celebrada no contexto do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) e Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) baseados na Europa, que aconteceu em Lisboa na última quarta-feira (23/4). A agenda é um dos compromissos da Fiocruz durante missão oficial em Portugal. No mesmo dia, um memorando de entendimento foi firmado junto ao Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL, na sigla em inglês). 

Assinatura Apex.

O documento foi firmado no escritório da Apex, onde futuramente estarão instaladas a Fiocruz e a Embratur, além de outras empresas (foto: Divulgação)

 

O objetivo central do ACT é promover o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no contexto da Política da Nova Indústria Brasil. Para isso, uma das chaves é a integração de estratégias de internacionalização e de cooperação científica do setor, incluindo a atração de investimentos estrangeiros. Adicionalmente, o acordo solidifica a presença da Fiocruz no escritório liderado pela Apex em Portugal.

O documento foi firmado no escritório da Apex, onde futuramente estarão instaladas a Fiocruz e a Embratur, além de outras empresas. “Esta cooperação não é importante somente no campo da saúde e desenvolvimento humano – ela tem uma importância econômica fantástica. O setor farmacêutico brasileiro está forte, crescendo e pode se posicionar internacionalmente. Creio que tenhamos aqui um impulso importante para este movimento mais amplo”, declarou o presidente da Fiocruz Mario Moreira durante o encontro.

O plano de trabalho possui vigência de dois anos e prevê apoiar a cooperação junto a empresas brasileiras do setor de saúde e fortalecer parcerias estruturantes com países membros da União Africana. O foco é a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a formação para consolidação da capacidade produtiva local para disponibilização de insumos estratégicos de saúde.

O ACT é fruto de diversas reuniões estratégicas ocorridas entre as presidências da Fiocruz e da Apex. A Fiocruz tem participado nas missões empresariais promovidas pela Apex e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), orientadas pela atual política externa do governo federal, no sentido de ampliar parcerias e consolidar a presença do Brasil na Europa.

Como compromisso anterior à assinatura do ACT, a comitiva da Fiocruz em missão a Portugal acompanhou a abertura do Encontro dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) e Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) baseados na Europa. Na ocasião, o presidente da Apex reforçou a importância da Fiocruz em apoiar a Agência em sua missão de internacionalizar as empresas brasileiras. O evento discutiu a relevância do acordo firmado entre União Europeia e Mercosul para o Brasil e seus impactos para as exportações brasileiras, incluindo o setor de Saúde. Diante da confiança expressa pelos diplomatas na aprovação final do acordo, há potencial para a troca de tecnologias e inovações entre o Brasil e os países da União Europeia, permitindo um acesso mais amplo a novos medicamentos, vacinas e equipamentos médicos. Além disso, essa cooperação poderá impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento conjunto em áreas como produção de biofarmacêuticos e saúde pública.

Os participantes enfatizaram que a sinergia entre os setores público e privado é fundamental para maximizar os benefícios do acordo, integrando empresas brasileiras ao mercado europeu e fortalecendo a capacidade do Brasil em enfrentar desafios globais de saúde. Essa cooperação poderá contribuir não apenas para um comércio mais dinâmico, mas também para a construção de um sistema de saúde mais robusto e inovador, capaz de atender às crescentes demandas da população. Assim, o acordo é uma oportunidade estratégica para não apenas impulsionar a economia, mas também para promover avanços significativos na saúde pública e na qualidade de vida dos brasileiros, sobretudo em um momento de mudanças geopolíticas constantes.

O encontro foi organizado pela Diretoria do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério de Relações Exteriores (MRE), por meio do embaixador Alex Giacomelli, e pela Apex Brasil, no âmbito da Diretoria de Negócios, liderado pela diretora Ana Repezza. Além do presidente da Fiocruz, estavam presentes autoridades como o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar Aguiar; o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Senador Nelsinho Trad; e o Presidente da Apex Brasil, Jorge Vianna. O momento inicial da atividade também recebeu o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe.