“Águas da Pedra Branca: A Conexão Floresta e Saúde”. Este foi o tema do evento promovido pela Fiocruz Mata Atlântica (FMA) para moradores do território do entorno da Floresta da Pedra Branca, zona oeste do Rio. Em celebração às datas do Dia Mundial da Água (22/3) e ao Dia Internacional da Floresta (21/3), o evento aconteceu nesta quinta-feira (20/3), das 8h30 às 16h30, no campus da FMA. A programação incluiu a Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica, almoço agroecológico, cine água e uma roda de conversa que abordou a importância da água e os desafios da crise climática.
“O objetivo foi promover uma prosa sobre a saúde da nossa família com a crise hídrica e a preservação da floresta como base na produção de água, conscientizando os participantes sobre os impactos que podem afetar a quantidade e a qualidade da água, especialmente na realidade do setor 1 da Colônia Juliano Moreira, que depende do Reservatório da Cachoeira para seu abastecimento”, explicou Leila Bastos, técnica em Saúde Pública e mestre em Engenharia Agrícola e Ambiental do Escritório Técnico de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária da FMA.
A tecnologista em Saúde Pública e coordenadora da área de Educação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da FMA, Lúcia Santana, destacou que “a Sala Verde: Diálogos em Biodiversidade e Saúde é o espaço de acolhimento para a Trilha Interpretativa e o Cine Água com roda de conversa, cumprindo seu papel como centro de formação e informação sobre educação ambiental do bioma Mata Atlântica, alinhado às diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental".
Os participantes montaram um varal de fotos e frases que mais os impactaram sobre a temática da crise hídrica e puderam construir um painel com sugestões de soluções. A conscientização sobre o desperdício da água no seu uso doméstico foi um dos assuntos mais pontuados pelos moradores, principalmente pelos moradores do Setor 1, que está localizado na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, entorno do campus da Fiocruz Mata Atlântica, e possui no território um antigo Reservatório da Cachoeira com um sistema de abastecimento. A relação da saúde da família com a qualidade da água em uso doméstico também foi pauta do evento. A percepção foi de que a conscientização reflete na mudança local, com impacto global.