Fiocruz Mata Atlântica Promoveu Colônia de Férias Para Crianças Do Território

Por
Isis Breves (FMA)
Publicado em
Compartilhar:
X


O mês de janeiro foi dedicado a acolher as crianças do território da Colônia Juliano Moreira. O projeto é uma iniciativa do Campus Fiocruz Mata Atlântica, liderada pela equipe da Sala Verde: Diálogos em Biodiversidade e Saúde, em parceria com a equipe do Clubinho da Mata. “Essa foi a 1ª edição do De Férias na Colônia, que teve como objetivo promover a conscientização socioambiental e o respeito pela diversidade cultural, fortalecer a cooperação, a empatia e a criatividade por meio de jogos e resgatar e valorizar práticas culturais ancestrais africanos e indígenas brasileiros”, ressaltou a coordenadora da área de Educação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Lúcia Santana.

Entre as atividades preparadas para receber as crianças da região estão brincadeiras na floresta de resgate cultural da infância, como pular amarelinha e contação de história; visita ao Museu Bispo do Rosário Folia de Reis e ao meliponário do Horto-Escola; oficina de papel reciclado, saúde bucal e distribuição de kit escovação; caça ao tesouro e fotografar espécies no bioma da Mata Atlântica; capoeira; trilha interpretativa; e muitas outras atrações.

A proposta é oferecer um espaço onde as crianças possam participar de atividades recreativas no período das férias escolares. “Foram dias intensos de diversão, acolhimento, atividades lúdicas de educação ambiental, ofertando para a comunidade do território um espaço seguro e de contato com a natureza”, afirmou Lúcia.

“A Fiocruz Mata Atlântica está inserida na maior floresta urbana do mundo. Na Floresta da Pedra Branca e no seu entorno estão comunidades onde espaços recreativos têm se tornado cada vez mais limitados, representando a falta de espaços que favoreçam interações livres e espontâneas, que impactam negativamente a formação social, emocional e física das crianças, afetando diretamente sua saúde”, explica Santana.