Fiocruz e Anvisa Analisam Composição de Produtos Derivados Do Tabaco

Por
Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

O INCQS/Fiocruz está realizando análises dos componentes presentes nos produtos fumígenos derivados do tabaco comercializados no Brasil. A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Anvisa e tem duração de 15 meses.

O objetivo é identificar e quantificar substâncias orgânicas e inorgânicas, como parte do processo de registro e renovação do registro desses produtos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além de contribuir para a regulação do setor, as informações sobre a composição dos produtos fumígenos derivados do tabaco auxiliam na discussão sobre os riscos à saúde decorrentes de seu uso.

Cigarros eletrônicos

Em outra frente de atuação, o INCQS/Fiocruz está desenvolvendo projetos de pesquisa para análise de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), também conhecidos como e-cigarettes ou vapes. Esses produtos estão associados ao desenvolvimento de lesões pulmonares, especialmente entre a população jovem.

O tema foi abordado em um artigo publicado na revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology).

DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269X.02292