PPA encerra a edição de 2024

Por
Marcelle Martins (Ascom Cogepe)
Publicado em
Compartilhar:
X

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Fiocruz, organizado pelo Núcleo de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador Maduro (Naistm/CST/Cogepe), teve sua edição 2024 encerrada no dia 3 de dezembro, na Ensp. Durante o evento, a equipe multidisciplinar abordou questões essenciais para os trabalhadores que estão se aproximando da aposentadoria, promovendo momentos de diálogo e acolhimento. "O PPA é sobre a qualidade de vida que podemos ter trabalhando ou não", afirmou Inês Reis, participante da edição.

Acolhimento e reflexão

Ao longo do ano, os participantes assistiram a palestras sobre diversos temas, como conflitos geracionais, gestão financeira, aposentadoria e saúde do trabalhador. A proposta do PPA vai além da simples preparação burocrática para a aposentadoria, trazendo um diferencial significativo: o foco no acolhimento e na qualidade de vida dos trabalhadores, tanto durante o período laboral quanto após a aposentadoria. “O PPA é aberto a servidores, terceirizados e bolsistas de qualquer unidade da instituição e proporciona uma abordagem inclusiva e abrangente", explicou a chefe do Naistm, Thaysa Garcia. 

Maria Cecília, uma das participantes, destacou a importância do programa para refletir sobre os novos ciclos profissionais. “Nesse ano saí da chefia em que atuava há 32 anos. O PPA me ajudou a enxergar esse novo ciclo como uma oportunidade em me desafiar a fazer novas coisas maravilhosas”, afirmou.

O PPA também foi descrito como um espaço de reflexão profunda sobre temas que, muitas vezes, são considerados tabus. Ana Paula, que possui 23 anos de Fiocruz e que poderá se aposentar em breve, relatou uma experiência pessoal marcante.

“Perdi a visão de um olho em 2020 e me tornei uma pessoa com deficiência. Participar do PPA foi uma decisão importante para mim, pois me deu a chance de refletir sobre o futuro, não apenas no aspecto profissional, mas também em relação à minha saúde e bem-estar”, compartilhou. Ela ainda destacou a importância de se preparar para uma decisão tão significativa. “Agora, com três anos para me aposentar, posso me preparar melhor para essa mudança.”

A troca de experiências entre os participantes foi outro ponto forte do programa. Thaysa observou a importância desse intercâmbio para o processo de reflexão. “O evento costuma ser muito emocional porque as pessoas realmente se envolvem e se sentem acolhidas. Falar sobre a aposentadoria não é apenas sobre regras ou finanças, mas sobre a transição de vida como um todo. Muitas vezes, os trabalhadores acabam tocando em assuntos pessoais que são difíceis de abordar, e isso fortalece ainda mais o sentido de pertencimento à instituição.”

Material de encerramento

Em depoimentos emocionados, escritos e em vídeo, diversos participantes relataram como o programa os ajudou a reavaliar suas perspectivas e a encarar a aposentadoria com mais confiança e esperança. Com esse material, a equipe da Assessoria de Comunicação da Cogepe produziu um vídeo e uma revista de encerramento da edição. "É muito gratificante ler histórias de pessoas tão dedicadas. Ao mesmo tempo, é difícil fazer uma edição, que possui um tamanho específico, com momentos tão interessantes da transformação pessoais que os participantes sofrem no decorrer da sua trajetória profissional", relatou Thayssa Taranto, integrante da Ascom e redatora da revista.

O compilado de depoimentos dos trabalhadores sensibilizados ao longo do PPA a revisarem sua história também à luz do trabalho na Fiocruz comporá acervo do projeto Fiocruz e Eu, lançado pelo Naistm em 2024 com apoio do Fiocruz Saudável.