Entre os dias dois e seis de dezembro de 2024, estudantes de pós-graduação de diversas universidades argentinas participaram do “Curso de desenho racional de fármacos assistido por computador”, sediado no departamento de física da Universidade Nacional del Sur (UNS), localizado em Buenos Aires, Argentina. O evento foi organizado pelo diretor do departamento e professor, Marcelo Costabel durante a LII Reunião da Sociedade de Biofísica da Argentina.
A iniciativa teve apoio da The Global Health Network América Latina e o Caribe (TGHN LAC) em parceria com a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz.
A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Ana Carolina Guimarães, e o pesquisador e coordenador do Programa de Computação Científica (PROCC), Ernesto Caffarena foram os professores da Fundação no evento. Eles compartilharam no curso conhecimentos especializados em métodos computacionais aplicados ao planejamento de novos compostos com potencial farmacológico.
De acordo com Costabel, os estudantes tiveram no curso um espaço de troca com pesquisadores. “O impacto é extremamente positivo, primeiro pela possibilidade de troca com pesquisadores relevantes do estrangeiro que podem nos permitir a candidatura em projetos em comum no futuro e, segundo, pela formação dos nossos alunos” explicou o professor.
Caffarena durante “Curso de desenho racional de fármacos assistido por computador na Argentina
O programa do curso focou na aplicação de técnicas e ferramentas computacionais durante o processo de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, como, por exemplo, modelagem e docking molecular, screening virtual e métodos in silico de cálculo de afinidade de ligantes. "Foi uma experiência muito gratificante compartilhar nossa expertise em métodos computacionais para o desenvolvimento de fármacos com os estudantes argentinos", comentou Caffarena.
Guimarães em apresentação no “Curso de desenho racional de fármacos assistido por computador na Argentina
Para o coordenador do PROCC, o curso permitiu troca para quem está iniciando nesta área. “O entusiasmo dos participantes e a excelente organização de Costabel contribuíram para o sucesso desta iniciativa" disse Ernesto.Ana Carolina Guimarães também destacou a importância do evento. "Este curso representou uma oportunidade única de fortalecer os laços científicos dos dois países. A parceria com a Universidade Nacional del Sur e o apoio da TGHN LAC foram fundamentais para viabilizar esta importante iniciativa de capacitação," concluiu a pesquisadora da Fiocruz.
Quer saber mais sobre eventos da TGHN LAC? Torne-se membro aqui.