Fiocruz Participa Do Lançamento Das Futuras Instalações Do Centro de Excelência Em Genética e Da Clínica de Saúde Da PUC Goiás

Por
Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

A equipe da Prospecção Fiocruz Cerrados participou, no dia 15 de outubro, da solenidade de lançamento das futuras instalações do Centro de Excelência em Genética e Genômica e da Clínica de Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia.

O Centro de Excelência na Área 1 (Escola de Ciências Médicas e da Vida) será o sétimo criado em Goiás e contará com aporte de 15 milhões de reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) ao longo de 5 anos e com obras iniciadas em 2025.

De acordo com a reitora Olga Izilda Ronchi,  o Centro representa um importante espaço para pesquisa e poderá se tornar uma das referências no País em Genética e Genômica. “O projeto aborda uma área estratégica e complexa, como a genética e a genômica, com forte impacto nos cursos de graduação e pós-graduação, além de articular pós-graduandos, projetos, laboratórios e novos equipamentos”, disse.

Atualmente, a PUC Goiás possui clínicas em diferentes espaços físicos espalhados nas Áreas 1, 2 e 5 que oferecem atendimentos  na área de fisioterapia e reabilitação intelectual, psicologia, fonoaudiologia e na futura Clínica Escola de Saúde também serão implementados serviços médicos na área de cardiologia, psiquiatria, geriatria, ortopedia e reumatologia.

O orçamento de 3 milhões e 500 mil reais será destinado para as obras de reformas e integração das clínicas, que serão instaladas nos três pavimentos do prédio. “Temos um projeto ousado e os principais objetivos são  integrar as clínicas já existentes e a formação dos estudantes, que é importante para a interprofissionalidade”, afirmou.

Durante o discurso, Olga também manifestou o interesse de que a Fiocruz possa participar do projeto. “O projeto do Centro está aberto à incorporação de novos parceiros e temos aqui presentes representantes da Fiocruz, instituição que pode somar-se aos nossos esforços”, ressaltou.

O coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e do projeto Prospecção Fiocruz Cerrados, Guilherme Franco Netto, informou à reitora que levará as informações e o convite para o presidente Mário Moreira para que a Fiocruz possa verificar como contribuir neste projeto.

Também participaram da cerimônia a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde;  o presidente da Fapeg, Marcos Arriel; e a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa; a diretora de Ciências Médicas e da Vida, Ana Lúcia Leite; e o diretor da Escola de Ciências Sociais, Divino de Jesus da Silva Rodrigues.