A Creche Fiocruz recebeu, no dia 20/6, o educador social Thini-á Fulni-ô para conversar com as crianças, suas famílias, e os educadores da creche sobre o bem-viver. O indígena realizou vivências que promoveram a reflexão sobre quem somos e que sociedade queremos. O evento foi mais uma ação focada no desenvolvimento humano a partir da pedagogia do cuidado.
“Esperávamos um mundo mais solidário nesse momento de pós-pandemia, mas o que vemos é muito individualismo. A visita do Thini-á nos convida a pensar quem somos, vem falar da importância do outro nas nossas vidas, da importância das famílias junto às crianças na creche para refletir sobre a sociedade que vivemos e qual queremos. Thini-á, a partir de sua fala, de sua espiritualidade e ancestralidade nos ensina a pedagogia do cuidado. Percebemos que só ficamos bem quando nossos companheiros estão bem”, disse a diretora Silvia Motta.
Thini-á atua como vice-presidente do Conselho de Saúde do povo Fulni-ô. O educador realiza palestras em centros culturais, associações e escolas não indígenas discorrendo sobre meio-ambiente, educação, arquitetura, arte e práticas do seu povo que envolvem o bem-viver.