Na manhã deste domingo (30/4), um trabalhador da empresa MPE Engenharia e Serviços, prestadora de serviços da Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi da Fiocruz (Cogic), foi atingido por uma bala (projétil) nas imediações do Pavilhão Carlos Chagas (IOC/Fiocruz) e Núcleo de Saúde de Trabalhador da Fiocruz no Campus de Manguinhos.
O trabalhador recebeu pronto atendimento e se encontra em situação estável, com acompanhamento das equipes da Cogic e da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe). Não havia operação policial no entorno no momento da ocorrência e o Campus segue em funcionamento, não tendo sido identificada necessidade de adoção de procedimentos especiais.
A Presidência da Fiocruz lamenta o ocorrido e está prestando toda a solidariedade e suporte ao trabalhador e seus familiares.
A situação de segurança do estado do Rio de Janeiro é grave e preocupa a todos. Desta forma, o tema tem sido agenda prioritária da Presidência com o Governo do Estado, o Comando da Polícia Militar e com a Polícia Federal, de forma a buscar ações efetivas de segurança pública para o entorno.