A Presidência da Fiocruz recebeu, no dia 1º de novembro, a nova Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). A equipe foi recepcionada pela presidente Nísia Trindade Lima, e por integrantes da Direção da Asfoc-SN, na Residência Oficial, no Campus Manguinhos. Entre os assuntos da pauta, o destaque foi a reconstrução do Brasil, atribuindo à ciência e à educação o caminho para a valorização das bolsas de estudo e do jovem pesquisador, e formas de assistência estudantil.
A nova diretoria da ANPG entregou à presidente Nísia Trindade Lima o Plano Emergencial Anísio Teixeira para a ciência brasileira. O projeto traz um conjunto de iniciativas que a Associação considera essenciais para a retomada do desenvolvimento econômico, tendo por base a valorização da ciência, tecnologia e inovação.
A comitiva da ANPG contou com o presidente, Vinicius Soares; a vice-presidente, Ana Priscila; a diretora de Direitos da Pós-Graduação, Natália Trindade; e o diretor de Saúde, Dalmare Anderson. Estudantes da Fundação também participaram do encontro. A nova diretoria da ANPG participará da próxima Câmara Técnica de Educação da Fiocruz.
Política de Apoio ao Estudante
A Política de Apoio ao Estudante (PAE) também foi pautada na reunião. O documento está em consulta interna para toda comunidade Fiocruz até o dia 27 de novembro. O PAE define os princípios e diretrizes que vão orientar a elaboração e execução de ações que garantam ao estudante o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos oferecidos pelas unidades e escritórios da Fundação, com vistas à formação de excelência acadêmica, à inclusão social, à produção de conhecimento e de inovação, à melhoria do desempenho acadêmico e ao bem-estar biopsicossocial durante a trajetória educacional de cada estudante na Fiocruz.
*Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS)