Dando continuidade à série online de seminários científicos voltados ao compartilhamento de trajetórias na pesquisa, o Centro de Estudos do Icict convida para a próxima sessão Memórias o pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação em Saúde.
Reconhecido por suas contribuições à epidemiologia, Bastos tem uma larga vivência na saúde coletiva, privilegiando temas que muitas vezes são negligenciados pela sociedade, como HIV e aids, doenças sexualmente e transmissíveis, incluindo a hepatite C, e nas últimas décadas, coordenou as maiores pesquisas brasileiras sobre o consumo de drogas do ponto de vista da saúde pública.
São elas a Pesquisa Nacional sobre o Uso do Crack no Brasil, que foi realizada em campo em todo o território nacional e ouviu mais de 25 mil pessoas. A publicação, lançada em 2014, é até hoje uma referência nacional sobre o assunto e tem indicadores importantes para a formulação de políticas públicas setoriais.
Além desse estudo, Bastos foi coordenador do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, que foi publicado em 2017, e traz dados relevantes sobre as condições sociais e de saúde relacionadas ao tema.
Francisco Inácio Bastos é formado em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e além de pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), já foi Vice-Diretor de Pesquisa do Instituto. É doutor em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, tem estágios de pós-doutorado na Alemanha, Canadá e Reino Unido, onde foi pesquisador visitante honorário do Imperial College de Londres.
Por seu trabalho, já obteve mais de trinta premiações ou menções honrosas por instituições científicas e, como autor e co-autor, ultrapassa a marca de 300 publicações em periódicos nacionais e internacionais. Neste seminário, ele será acompanhado por Christovam Barcellos, pesquisador do LIS/Icict e docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz).
Centro de Estudos – Memórias: Francisco Inácio Bastos
Data: 2 de setembro de 2022
Horário: 14h
Transmissão online