Três livros da Editora Fiocruz fazem parte do Catálogo de Direitos das Editoras Universitárias Latino-Americanas 2020. O documento foi oficialmente apresentado no dia 13 de outubro, em conferência virtual durante a abertura da Feira de Frankfurt, principal evento do mercado literário mundial. O catálogo é uma iniciativa da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (Eulac).
Catálogo de venda de direitos é uma ferramenta para promover a internacionalização de publicações mediante tradução para outros idiomas e a consolidação de coedições. A venda de direitos é a cessão que é feita a um terceiro para publicar e comercializar em outro idioma e/ou em outro território, ampliando o alcance, a projeção e o impacto territorial e linguístico da obra, além de diversificar e expandir as possibilidades de capital tanto da editora como de seus autores.
Nesta edição do catálogo, a Editora Fiocruz participa com os seguintes títulos:
- Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo (fins do século XIX aos anos 1960); lançado em 2020; coedição Fino Traço Editora; autoria de Jaime L. Benchimol e Denis Guedes Jogas Junior.
- Política de Controle do Tabaco no Brasil (2020); autoria de Leonardo Henriques Portes.
- Zika no Brasil: história recente de uma epidemia (2019); coleção Temas em Saúde; autoria de Ilana Löwy.
O lançamento do catálogo ocorreu durante a live Latin American University Presses in Dialogue with the World. Além da Editora Fiocruz, participam do Catálogo 2020 outras editoras universitárias brasileiras (incluindo UFMG, UnB, Unicamp e Unifesp, bem como Argos, Leopoldianum e Intersaberes, todas afiliadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias - Abeu). Também integram o documento editoras de instituições de ensino e pesquisa de países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, entre outros.
➡️ Clique aqui para acessar o Catálogo de Direitos 2020.
Feira de Frankfurt
Realizada quase toda de forma on-line, a Feira de Frankfurt 2020 vai até o próximo domingo (18/10). A Editora Fiocruz já esteve em edições anteriores do evento literário, ao lado de outras editoras universitárias do Brasil. Em 2017, 12 obras da Editora foram apresentadas durante a Feira, que acontece na Alemanha. A participação possibilita uma maior visibilidade ao segmento do livro acadêmico, além de ampliar as estratégias de venda de direitos e de parcerias e cooperações acadêmicas.