O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza no dia 22 de setembro Encontro Nacional Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O evento acontece on-line no canal do CNPq no YouTube e é referente à chamada CNPq/MCTIC 31/2018.
O edital foi lançado na ocasião (2018), com o objetivo estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, bem como para despertar o interesse vocacional de alunas da Educação Básica e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. Confira a programação:
Programação
9h – Abertura
Prof. Dr. Evaldo Vilela, Presidente do CNPq, e Profa. Dra. Adriana Tonini, Diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais.
9h30 - Conferência
A importância da motivação e do incentivo às meninas em STEM - Profa. Dra. Adriana Tonini (CNPq).
10h às 12h
Mesa redonda
A História das Mulheres nas Engenharias, Exatas e Computação
Moderadora: Profa. Dra. Nair Prata – Jornalista e Doutora em Linguística Aplicada (UFMG).
Debatedoras:
MSc. Alice Castilho – Engenheira, Mestre em Saneamento e Meio Ambiente (1998), Pesquisadora em Geociências da CPRM – Serviço Geológico do Brasil e a primeira mulher diretora do Serviço Geológico do Brasil
Profa. Dra. Giovanna Machado – Doutora em Química pela UFRGS (2002) e Pesquisadora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
Profa. Dra. Glaucia Grüninger Gomes Costa – Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (2005).
Profa. Dra. Itala Loffredo D'Ottaviano - Doutora em Matemática pela Unicamp (1982) e Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Profa. Dra. Maria José Gazzi Salum - Engenheira e Doutora em Tecnologia Mineral pela UFMG.
Profa. Dra. Marita Arêas Tavares - Engenheira, Doutora Honoris Causa pela UNIFEI e primeira presidente da Associação de Engenheiros Eletricistas de Minas Gerais (ABEE-MG).
Profa. Dra. Mirella Moro - Professora da UFMG e Doutora em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007).