Políticas de assistência social no Brasil são tema de lançamento da Editora Fiocruz na quarta (26/8)

Por
Fonte: Editora Fiocruz
Publicado em
Compartilhar:
X

Nesta quarta-feira (26/8), o livro A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil será lançado para aquisição em dois formatos: impresso (na Livraria Virtual da Editora Fiocruz) e digital (na plataforma SciELO Livros).

Escrito pelo sociólogo Gustavo Conde Margarites, o título aprofunda as investigações sobre as políticas públicas e a história das instituições estatais brasileiras. A partir de abordagem inovadora, ancorada na teoria dos campos de ação estratégica (TCAE), o autor analisa as decisões e mecanismos que embasaram a trajetória de constituição da assistência social como campo de política pública, demonstrando como a formação da área derivou, principalmente, de interações no campo da previdência social, envolvendo, posteriormente, o campo da saúde. 

Publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz, a obra é fruto da tese de doutorado do pesquisador, defendida em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Gustavo Margarites é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Veja mais informações.