Quem passou pela área central do campus Manguinhos entre o fim da tarde de ontem e a manhã de hoje (5) percebeu uma mudança nas estátuas e bustos dos ex-presidentes da Fiocruz. Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Sergio Arouca receberam um acessório que vem tendo o uso ampliado em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19): uma máscara de pano. A ação realizada pela Cogepe tem o propósito de estimular os trabalhadores que estão desenvolvendo suas atividades de forma presencial ou em rodízio a utilizarem o equipamento de proteção dentro da Fundação.
Ainda na última segunda-feira (4), a Cogepe realizou uma distribuição simbólica de máscaras descartáveis para trabalhadores que utilizam as linhas do transporte coletivo, além de orientá-los a utilizar o item durante as viagens. A iniciativa deve ser repetida nos próximos dias como forma de lembrar aos passageiros a importância da proteção coletiva.
A Fiocruz orienta o uso das máscaras como forma auxiliar de proteção, mas destaca a necessidade imprescindível da manutenção do distanciamento social e das medidas de higiene.