O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, representado por Paula Xavier, Vanessa Arruda e Anne Clinio, participou no dia 25 de junho de uma reunião com a equipe do DNDi América Latina (Drugs for Neglected Diseases initiative ou Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas em português) com objetivo de trocar experiências sobre práticas científicas alinhadas à Ciência Aberta.
O DNDi é uma organização sem fins lucrativos de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) orientada pelas necessidades dos pacientes, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para milhões de pessoas em situação vulnerável que são afetados por doenças negligenciadas, em particular a doença de Chagas, as leishmanioses, a doença do sono, o HIV pediátrico, a Hepatite C, as filarioses e Micetoma.
No encontro, a coordenadora do GTCA, Paula Xavier, compartilhou informações atualizadas sobre as principais estratégias para a implantação de diretrizes institucionais sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados na Fiocruz. Já o DNDi apresentou suas principais linhas de ação, demonstrando experiência na adoção de inovações nos modos de produzir e comunicar o conhecimento científico.
Como encaminhamento da reunião, os dois grupos elaboraram uma pauta de assuntos a serem tratados em futuras reuniões, contemplando temas como práticas de gestão de dados e colaboração aberta entre pesquisadores, novos indicadores de produtividade e questões relativas ao direito autoral e propriedade industrial.