O número de trabalhadores resgatados de situações análogas, isso é, equivalentes às de escravidão vem caindo no país. Mas, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, essa não é uma boa notícia. Segundo especialistas que atuam nessa área, como integrantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sinait) e a Comissão Pastoral da Terra, a quantidade de trabalhadores salvos da escravidão tem diminuído porque a fiscalização vem caindo com a redução das verbas para o setor.
O Sala de Convidados desta terça-feira (28) vai discutir a situação da exploração ilegal de mão de obra no Brasil e o problema da redução da fiscalização e do combate ao trabalho escravo no país. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.
As convidadas são a diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e auditora fiscal do Trabalho, Vera Jatobá; a vice-presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-Coetrae/RJ), Sávia Cordeiro; e a juíza do trabalho e diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) da Região 1, Daniela Müller.
Sobre o Sala de Convidados
Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na página principal em