Previsto para iniciar as aulas em setembro deste ano no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o Programa de Doutorado em Ciências é fruto de uma parceria entre a instituição e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), cujas bases foram discutidas pessoalmente entre o diretor do órgão, doutor Wilson Savino e o diretor do ILMD, doutor Sérgio Luz, no dia 19/5, em Manaus.
Na reunião, que teve as presenças de pesquisadores do ILMD, foram discutidos o cronograma de atividades, além do campo de conhecimento e a grade curricular do curso de doutorado, cujo programa será realizado numa espécie de consórcio entre as duas unidades ligadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Sérgio Luz destacou que esse trabalho de implantação do Programa de Doutorado é uma continuidade da formação dos alunos da instituição, já que existe uma carência na formação de profissionais no campo biológico. “Um curso voltado mais para a área biológica é revertido a uma enorme relevância, pois a nossa unidade irá contribuir para o sistema de saúde da população e para a formação de recursos humanos, não só para a Amazônia, mas para o Brasil”, ressaltou.
Na reunião, Sérgio Luz falou da importância em formar especialistas nesse âmbito. “Nosso intuito é melhorar cada vez mais a capacidade de formar bons profissionais, uma vez que a pesquisa biológica entra na área da genômica e biologia molecular, em uma escala muito mais micro, do que em uma escala maior, então você tem que ter profissionais bons para poder continuar fazendo pesquisas de qualidade”, explicou.
O processo de implantação do programa está na etapa de análise do regulamento do curso e o instrumento de seleção, e da grade das disciplinas no Rio de Janeiro. O diretor do ILMD esclareceu que o grupo de pesquisadores do IOC, que esteve em Manaus para trabalhar na construção do programa, voltou para o Rio de Janeiro para apresentar o que foi feito aqui na instituição.
“O grupo retornou ao Rio de Janeiro e irá conversar com seus pares, e com coordenadores de outros cursos para poder fechar a documentação que será enviada para uma Procuradoria, para receber o parecer. Depois será aberto o edital, e o instrumento de seleção que ficará aberto e vai cumprindo seus prazos. A expectativa é que em agosto deste ano a gente consiga finalizar a seleção dos alunos para este curso de doutorado”, acrescentou.
Durante a apresentação das propostas do curso, o diretor do IOC, Wilson Savino, ressaltou a participação da unidade no Programa de Doutorado do ILMD/Fiocruz Amazônia. “A atuação do IOC será por meio dos nossos docentes, iremos contribuir com a experiência que já temos e ao mesmo tempo vamos aprender. Eu só espero que a contribuição global, conjunta e sinérgica do ILMD e IOC gere o produto que a gente quer, ou seja, mais jovens formados trabalhando para a melhoria da sociedade”, enfatizou.
Wilson Savino declarou ainda, que o objetivo principal do programa é melhorar as condições de vida da sociedade, e que vê a iniciativa necessária para suprir a carência em formar profissionais nessa área na região amazônica.
“Eu estou muito feliz com esse programa, porque ele está surgindo como uma necessidade de demanda regional. Eu vejo de maneira muito positiva a iniciativa de colocar em prática o curso, então nesse sentido eu me congratulo com a direção do ILMD por essa ousadia, e faremos o que estiver ao nosso alcance para esse arrojo se transformar em realidade”, finalizou o diretor do IOC.