A Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), publicou duas chamadas públicas com oferta de vagas para estágio obrigatório na instituição. O conteúdo pode ser acessado na página do CIEE.
A primeira chamada pública é voltada para o preenchimento de 27 vagas em quatro unidades da Fiocruz: Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Instituto Nacional de Infectologia (INI) e Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). As vagas se destinam a estudantes de nível médio/técnico e superior regularmente matriculados em instituições de ensino.
As inscrições terminam no dia 15/1. O processo seletivo acontecerá no período de 15/2 a 29/2 e o resultado final será divulgado em 7/3. O início do estágio obrigatório está marcado para 4/4.
Instituto Oswaldo Cruz
A segunda chamada pública é exclusiva para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e terá fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode se inscrever a qualquer momento diretamente no Programa de Estágio do IOC, situado no pavilhão Arthur Neiva, de segunda a sexta, no horário de 10h as 16h. Os resultados serão enviados por e-mail e estarão disponíveis para consulta em listagem no Programa de Estágio do IOC. O público-alvo compreende estudantes de nível médio e superior.
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira é composta por uma avaliação de documentação no qual se incluem o plano de trabalho proposto pelo candidato, a avaliação do perfil do supervisor e a priorização do estudante matriculado nos últimos períodos. A segunda etapa é uma avaliação clínica do candidato a ser realizada pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust)/CST/Direh.
O quantitativo de vagas desta segunda chamada pública atenderá ao número disponível no momento da inscrição, respeitando o total disponibilizado pela Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz (Direh) ao IOC. No caso de ausência de cotas disponíveis, as propostas de estágio aprovadas comporão cadastro de reserva. A convocação destes estudantes obedecerá a ordem de data de submissão das propostas. O IOC não é obrigado a preencher todas as vagas disponibilizadas no edital.
Sobre o estágio obrigatório
O estágio obrigatório é regulamentado pela Lei 11.788/08 e tem por objetivo atender aos estudantes de nível superior e médio cuja carga horária seja requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Conforme regulamentação, os estagiários selecionados não receberão nenhuma espécie de remuneração e a carga horária será definida em conformidade com o estabelecido pela instituição de ensino a qual o estudante esteja vinculado.
No segundo semestre de 2015, a Direh coordenou o primeiro edital geral da Fiocruz de seleção para estágio não-obrigatório, que é remunerado.