Os meses de dezembro e janeiro sempre trazem aquela memória boa de férias! Curtir essa época com a família e os amigos é uma ótima pedida. Para ficar ainda melhor, a gente dá a dica: que tal adicionar uma porção de ciência e de atividades divertidas a esse período do ano? Essa mistura promete ser boa, viu? Chega junto na nossa programação de férias! A entrada é livre e não há necessidade de agendamento prévio.
Atenção: nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2015 e de 1º a 4 de janeiro de 2016, o Museu da Vida não vai funcionar por conta do recesso de fim de ano. A partir de 15 de dezembro, o Parque da Ciência e a Pirâmide entrarão em manutenção e serão reabertos em 4 de janeiro.
Visita ao Castelo da Fiocruz
De terça a sábado, das 9h às 12h e de 13h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
Avental de Histórias
Faixa-etária: de cinco a oito anos
Terças e quartas, no Castelo, mediante demanda
Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.
Borboletário Fiocruz
Faixa-etária: a partir dos cinco anos
De terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência
O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas julia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
O Curumim quer música
Faixa-etária: de seis a oito anos
Terças e quintas, às 10h30
Local: Epidauro - Ciência em Cena
Espetáculo teatral onde um indiozinho descobre que não há nenhum som na floresta e se pergunta: aonde eles foram? O indiozinho Ynhire encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. A floresta aos poucos vai ganhando vida, e os visitantes participam ativamente dessa descoberta!
Caminhada histórica pelo campus de Manguinhos
Faixa-etária: a partir de 13 anos
Quintas e sextas, às 9h
Nesse caminho histórico, personalidades da Fundação, como alguns cientistas que trabalharam aqui, são apresentados durante a trajetória. Vários fatos curiosos são contados ao longo do caminho, como as transformações e momentos marcantes ao longo de mais de um século da instituição, a importância dos prédios históricos, as praças e estátuas que compõem o patrimônio presente no campus... ou seja, uma visita a diferentes épocas!
Exposição Monumento Natural das Ilhas Cagarras do Projeto Ilhas do Rio
Faixa-etária: livre
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
O Projeto Ilhas do Rio é uma iniciativa socioambiental, realizada pelo Instituto Mar Adentro. Durante as férias, uma mostra de fotos e de exemplares marinhos das Ilhas Cagarras, que faz parte do Projeto, ficará disponível na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida. São mais de 80 fotos belíssimas da natureza encontrada no local, desde aves que fazem ninhos nas ilhas até seres bentônicos - aqueles que vivem no fundo do mar. Mate sua curiosidade e venha visitá-la até 16 de janeiro! O Projeto Ilhas do Rio tem patrocínio da Petrobras e parcerias com o ICMBio, Colônia de Pescadores Z-13, Museu Nacional/UFRJ, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre outros.