O ciclo de debates “Desafios e tendências no campo da Vigilância Sanitária de produtos e serviços: qual a vigilância sanitária que a sociedade precisa?” ocorrerá em sete eventos diferentes, com transmissão on-line. No fórum referente à região sudeste, em Belo Horizonte, de 21 a 23 de julho, o INCQS será representado por Sergio Luiz da Silva, vice-diretor de Vigilância Sanitária, e Daniella Guimarães de Araújo, editora da revista Visa em Debate.
O evento debaterá a “Coordenação federativa das ações e a vigilância sanitária”; a “Regulação sanitária na contemporaneidade”; e “A Visa e suas relações intra e intersetoriais”.
Eduardo Leal, diretor do INCQS que participou do primeiro fórum, disse que tanto os eventos quanto a interação entre os profissionais que eles proporcionam são fundamentais: “É uma experiência necessária e inesquecível para quem atua ou estuda a área com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”.
Ciclo de debates
Iniciado com um seminário internacional, em junho, o ciclo de debates teve a segunda atividade em Curitiba, no início de julho, no Fórum da região Sul. O propósito do ciclo é mobilizar os profissionais de vigilância sanitária e a sociedade para o fortalecimento do SNVS, em busca da melhoria da efetividade e de sua contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do país. O ciclo de debates será um momento, ainda, de mobilização dos diversos atores envolvidos com a Vigilância Sanitária para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para dezembro deste ano.