Pré-requisitos
1 – Nos pré-requisitos para nomeação no cargo, serão aceitas titulações em qualquer área de conhecimento/atuação ou somente nas específicas para o perfil a que se está concorrendo?
Somente serão aceitas titulações correspondentes ao perfil a que se está concorrendo.
2 - Gostaria de saber o que seria a "qualificação específica para a Classe", no caso do cargo de Analista de Gestão em Saúde, já que este cargo exige como escolaridade qualquer graduação.
Significa preencher todos os pré-requisitos do perfil selecionado. Bem como estar apto a desenvolver as atribuições listadas no Anexo I do edital.
3 - Gostaria de saber se o concurso para técnico em saúde publica é para técnico em enfermagem?
O cargo de Técnico em Saúde Pública requer ensino médio completo mais conhecimentos exigidos pelo perfil e experiência de 1 ano ou formação técnica em uma das áreas descritas no edital (Anexo I). Ou seja, o concurso para Técnico em Saúde pública não é restrito ao técnico em enfermagem, como poderá se verificar lendo atentamente o edital.
4 - Gostaria de saber quais as graduações são consideradas válidas quando o pré-requisito para a investidura é Ciências da Saúde.
Neste caso, são consideradas quaisquer graduações da área de Ciências da Saúde, tais como: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, etc.
5 - Por que alguns cargos de nível médio requerem um ano de experiência? Como comprová-la?
A experiência de um ano só é exigida para os cargos de Assistente. Nestes casos, a exigência deve-se a uma determinação do Plano de Carreira da Fiocruz (Lei 11.355/2006). Tal experiência deverá estar atrelada às atribuições do perfil escolhido (Anexo I do edital), e poderá ser comprovada por meio de declaração da instituição contratante, em papel timbrado, com a relação das atribuições, contendo carimbo e assinatura da chefia, ou via carteira de trabalho (CTPS).
Já para o cargo de Técnico, que também é voltado para profissionais de nível médio, conforme retificação de edital publicada em 17/08/2010 (DOU nº 157, seção 3, páginas 78 a 80), o candidato precisa ter como requisitos mínimos o ensino médio ou equivalente completo, mais o domínio de conhecimentos específicos na área, comprovados por um ano de experiência ou pela habilitação especifica (curso técnico na área de atuação).
6 - Solicito esclarecer se a comissão responsável pelo Concurso Fiocruz 2010 estabeleceu diferenciação entre a titulação de mestre em saúde pública e mestre em saúde coletiva. Em alguns perfis para pesquisador, ora a exigência é "Mestrado em Saúde Pública" e em outros consta "Mestrado em Saúde Coletiva". Existe diferenciação oficial entre os dois títulos?
Não haverá qualquer diferenciação entre os títulos. Inclusive, em cargos que citem o título de Mestrado em Saúde Pública se aceitará o título em saúde Coletiva e vice- versa.
7 - O que exatamente quer dizer "Qualificação específica para a classe”, termo presente em alguns editais?
Significa preencher todos os pré-requisitos do perfil que o candidato irá concorrer.
8 - O que seria uma qualificação específica para atuar em Assistente de Pesquisa?
Assistente de Pesquisa é o cargo inicial da carreira de Pesquisador. O cargo requer mestrado e qualificações estabelecidas no perfil escolhido pelo candidato.
9 - Gostaria de concorrer a uma vaga para Assistente Técnico de Gestão em Saúde, mas é necessário experiência? Experiência em quê, já que é um cargo para quem concluiu somente o ensino médio normal?
A experiência exigida será condizente com atribuições do perfil, listadas no Anexo I dos editais. A obrigatoriedade da comprovação de experiência de no mínimo um ano é uma determinação do Plano de Carreiras da Fiocruz (Lei 11.355/2006).
10 - Gostaria de saber se esse concurso é para cargos temporários.
Não, os concursados serão contratos na condição de estatutários, via Regimento Jurídico Único (RJU – Lei nº 8.112/1990).
11 – Concluo o ensino superior em dezembro deste ano. Posso concorrer a cargos que exijam tal nível acadêmico?
A comprovação da graduação requerida pelo cargo se dará no ato da posse, que ocorrerá em 2011.
12 – Para concorrer a cargos de qualquer graduação é necessário registro em conselho?
Não. Para cargos de qualquer graduação, basta a comprovação de conclusão do ensino superior.
13 - Não tenho mestrado na área que pretendo concorrer ao cargo de pesquisador, mas tenho doutorado, posso prestar o concurso?
Sim, desde que o título seja relacionado à área de atuação. O candidato deverá comprovar o pré-requisito, no caso doutorado, quando for convocado para posse, conforme item 13.1 do edital de Pesquisador.
14 – Até que idade posso me inscrever neste concurso 2010?
Não há limite de idade para inscrição no concurso. Contudo, a aposentadoria compulsória por idade ocorre quando o servidor atinge 70 anos.
15 - Gostaria de saber se a experiência exigida no cargo "Assistente Técnico de Gestão em Saúde" está ligada a área da saúde ou se pode ser experiência na área administrativa, já que as funções do cargo são meramente administrativas?
A experiência que se considera para este cargo é justamente no campo administrativo, pois suas atribuições estão relacionadas a esta área.