Centro de histeroscopia do IFF é inaugurado nesta sexta-feira (11/09)
O Centro de Histeroscopia do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Ficoruz) será inaugurado nesta sexta-feira (11/09). A grande inovação no atendimento oferecido pelo IFF com a criação do centro é a união dos dois procedimentos – diagnóstico e terapêutico – em uma única intervenção. A iniciativa é uma adequação a uma tendência mundial nas diversas especialidades médicas: as cirurgias minimamente invasivas. "Com todos os procedimentos sendo realizados em regime ambulatorial, não existe necessidade de internação, o que reduz os custos e os riscos de complicações geradas por possíveis infecções hospitalares", explica o chefe do Departamento de Ginecologia do Instituto, Marcio Lamblet.
Em 2005, o IFF criou o serviço de videoendoscopia e, posteriormente, o curso de pós-graduação em videolaparoscopia e videohisteroscopia, que possibilitou a capacitação de profissionais aptos a melhorar o atendimento prestado. Desde então, tornou-se um dos principais centros de atendimento à mulher em relação a patologias tratáveis por meio de métodos de imagem, realizando cerca de 400 exames de videohisteroscopia por mês.
Saiba mais: A videohisteroscopia é a visualização, com uma câmera, do interior do útero. Por meio de instrumentais apropriados, guiados por uma câmera de cerca de 2 a 4 mm de espessura, o médico visualiza a cavidade uterina e é capaz de fazer o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias que acometem o endométrio, membrana que reveste essa cavidade.
Leia a entrevista na íntegra na Agência Fiocruz de Notícias.
Leia também:
Conheça o Instituto Fernandes Figueira