O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz tem o objetivo de consolidar uma agenda institucional pelo fortalecimento dos temas étnico-raciais e de gênero na Fundação, colaborando para uma constante atualização e reorientação de suas políticas, bem como de suas ações, seja nas relações de trabalho, seja no atendimento ao público e na produção e popularização do conhecimento.
A promoção da equidade de gênero, da diversidade sexual e das relações étnico-raciais na Fiocruz é prioridade do Comitê, em alinhamento com o posicionamento da instituição em defesa dos direitos humanos e do reconhecimento da pluralidade do povo brasileiro e de suas demandas.
Por duas vezes, em 2010 e em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz recebeu o Selo Pró-Equidade da então Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República. O Selo representa o reconhecimento do trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas formas de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a igualdade de gênero e raça no mundo do trabalho.
Em 2018, o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz passou a ser gerido por uma coordenação colegiada, composta atualmente por quatro integrantes. Além disso, é composto por representantes de diferentes unidades e escritórios da instituição, que se reúnem, regularmente, a fim de contribuir para o planejamento e implementação de ações pela valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail generoeraca@fiocruz.br.
Conheça a composição do Comitê, de acordo com a portaria 326, de 11 de abril de 2024, da Presidência da Fiocruz. A publicação está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).